Árbitros da Premier League terão que revelar para quais times torcem; entenda medida
Informação será reportada à PGMOL, órgão que é chefiado pelo ex-árbitro Howard Webb
Visando melhorar a qualidade do trabalho de seus árbitros na temporada, a Premier League anunciou uma medida, no mínimo, polêmica.
Todos os árbitros terão de revelar seus times do coração para a PGMOL (organização que cuida da arbitragem no Campeonato Inglês). As informações não se tornarão públicas.
O objetivo desta iniciativa é evitar “conflitos de interesses” e constrangimentos, como os ocorridos no jogo entre Everton e Nottingham Forest no último ciclo.
Na ocasião, o Nottingham acusou o responsável pelo VAR, o juiz Stewart Attwell de ser torcedor do Luton Town, concorrente direto do Forest na luta contra o rebaixamento.
Segundo comunicado publicado pelo Nottingham em suas redes sociais, o clube afirmou ter avisado a Premier League que o árbitro torcia para o rival.
Premier League buscará escala ‘isenta' de árbitros
Howard Webb, árbitro da final da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, é o diretor da PGMOL. Segundo ele, todos os profissionais do apito terão de comunicar ao órgão para qual time torcem.
A informação sobre o time do coração dos juízes será utilizada para auxiliar na formação das escalas.
— Analisaremos as escalas de arbitragem e faremos ajustes se acreditarmos que possa haver conflito de interesses no caso de um árbitro se declarar torcedor de um time específico — afirmou Webb.
"Esclarecimentos de arbitragem e VAR baseados em informações factuais" 📺
Liga aposta em transparência para contar críticas de dirigentes e torcedores ao VARhttps://t.co/0WLKDO2U6e
— Trivela (@trivela) August 14, 2024
Curiosamente, a Premier League incentiva que ex-jogadores se tornem árbitros na elite do futebol inglês. No entanto, a ideia é, obviamente, evitar que um ex-atleta apite jogos de seu antigo clube.
Howard Webb entende que este é mais um desafio a ser trabalhado nesta temporada, mas mantém a porta aberta para atletas seguirem a carreira como juízes em campo.
— Caso um árbitro tenha jogado por um clube, haverá mudança também. E como estamos tentando fazer com que mais jogadores se tornem árbitros, isso é algo que teremos que trabalhar — complementou.
O dirigente da PGMOL também explicou que os árbitros serão instruídos a dizer se possuem parentes trabalhando em algum clube da Premier League.
Se uma conexão entre um juiz e qualquer funcionário de um time acabar detectada, a escala de arbitragem também passará por alteração.