Árbitro bate recorde de cartões na Premier League e é afastado
Anthony Taylor distribuiu 14 amarelos na partida entre Bournemouth e Chelsea
Anthony Taylor — árbitro de renome da Premier League — bateu o recorde de cartões distribuídos em uma partida no duelo entre Bournemouth x Chelsea e acabou afastado da próxima rodada do campeonato.
Na vitória dos Blues sobre os Cherries por 1 a 0, no último sábado (14), no Vitality Stadium, pela 4ª rodada da Premier League, Taylor distribuiu 14 amarelos. Nas redes sociais, o juiz passou a ser ameaçado, assim como seus familiares.✅ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Ao todo, Anthony Taylor mostrou o cartão para oito jogadores do Chelsea e para seis atletas do Bournemouth. Além disso, dois integrantes da comissão técnica de Enzo Maresca foram amarelados, incluindo o próprio treinador italiano.
A Associação de Oficiais do Futebol Profissional da Inglaterra (PGMOL, em inglês) percebeu as ameaças ao árbitro e seus familiares e decidiu preservá-lo. Como consequência, Anthony não apitará nenhum jogo da Premier League no próximo final de semana.
Aqui cabe ressaltar que a atuação do juiz na partida entre Cherries x Blues não foi o motivo do afastamento, mas sim a enxurrada de ameaças destiladas nos últimos dias, segundo diversos veículos de imprensa ingleses.
A Premier League tem como política monitorar abusos online para tomar uma ação legais, quando necessário. No caso de Anthony Taylor, a escolha foi poupá-lo visando sua segurança.
Ele atuará somente como quarto árbitro na partida entre Southampton x Ipswich Town, no sábado (21), e no jogo entre Brighton x Nottingham Forest, no domingo (23).
Antes de bater o recorde de cartões na Premier League, o juiz foi atacado por torcedores da Roma poucas horas depois da final da Liga Europa 2022/23. À época, o Sevilla ficou com o título na decisão por pênaltis. Taylor foi abordado no aeroporto de Budapeste, capital da Hungria.
Conheça a carreira de Anthony Taylor na Premier League
Em 2010, Anthony Taylor foi promovido ao painel de árbitros do Select Group — o que permite apitar em jogos da Premier League. Desde então, ele se tornou um dos nomes mais famosos da arbitragem inglesa.
Ele foi o homem do apito em algumas finais, como a da Copa da Liga Inglesa em 2015 — quando o Chelsea venceu o Tottenham –, além das decisões da Copa Inglaterra de 2017 e 2020 (cujos títulos ficaram com o Arsenal em cima dos Blues).
Internacionalmente, Taylor começou sua trajetória em 2013, quando se tornou árbitro Fifa. Em competições da Uefa, o inglês de 45 anos também foi o responsável pela arbitragem em algumas finais marcantes.
Em 2020, Anthony apitou a Supercopa da Uefa, que foi vencida pelo Bayern de Munique sobre o Sevilla. No ano seguinte, arbitrou a decisão da Nations League entre Espanha x França, que foi campeã.
Contudo, o episódio mais polêmico da carreira de Anthony Taylor foi a decisão da Europa League 2022/23. O inglês foi apontado pelos torcedores da Roma como um dos responsáveis pelo vice para o Sevilla.
A principal reclamação foi um suposto pênalti não marcado no 2º tempo. À época, José Mourinho — então treinador do time italiano — criticou a arbitragem de Taylor. A Uefa, por sua vez, não identificou nenhum erro grave do árbitro.