Premier League

Árbitro de vídeo na Premier League será inevitável, diz presidente da liga

A Premier League será a única das cinco grandes ligas que não usará o VAR na próxima temporada. Isso, porém, não quer dizer que o árbitro de vídeo não será usado em nenhum momento. Segundo o presidente da liga, Richard Scudamore, o sistema será adotado em algum momento. Os clubes do país ficaram reticentes depois de falhas e demora do sistema em jogos de teste. O dirigente acredita que a recusa também tem a ver com uma confiança na arbitragem atual.

LEIA TAMBÉM: Por que os clubes ingleses recusaram o uso do VAR na Premier League?

“É inevitável que o VAR seja usado, muitas coisas terão que andar para trás para que isso não aconteça”, afirmou Scudamore. Segundo o presidente da Premier League, a recusa dos clubes em usar o VAR já na próxima temporada pode ser visto com um elogio aos árbitros da liga. “Eles [os clubes] não estavam tão infelizes com nosso atual nível de arbitragem que eles precisavam tão desesperadamente dar esse passo cedo demais”, avaliou o dirigente.

O VAR causou muita controvérsia na Inglaterra nos jogos em que foi testado. O sistema teve problemas técnicos e muitos atrasos. No jogo do Manchester United contra o Huddersfield, por exemplo, uma bizarra linha de impedimento apareceu na transmissão. A empresa depois justificou o problema no gráfico. Ainda assim, tanto a Copa da Inglaterra quanto a Copa da Liga usarão o VAR, também como teste, na próxima temporada.

“Compreensivamente, e como tudo no futebol, uma ou duas ocasiões quando o sistema poderia ser usado melhor são aquelas que serão lembradas”, afirmou ainda Scudamore. “Essas foram as ocasiões que influenciaram as decisões dos clubes para dizer ‘não na próxima temporada’, então queremos gastar a próxima temporada melhorando, ficando mais rápido e mais confiável”.

A Serie A, da Itália, e a Bundesliga, da Alemanha, já usaram o VAR nesta temporada. La Liga, da Espanha, e Ligue 1, da França, passarão a usar tecnologias similares a partir da próxima temporada. Segundo David Elleray, diretor técnico da Football Association Board (IFAB) e ex-árbitro, afirmou que 40 países estão usando ou testando o VAR. O sistema será usado na Copa do Mundo.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo