Premier League

A renovação de Alderweireld é mais um sinal da perspectiva que o Tottenham ganha

Um dos grandes méritos de Mauricio Pochettino à frente do Tottenham esteve em sua capacidade de contornar os problemas que poderiam ser causados pelo elenco curto. Entretanto, a continuidade do treinador acabou em xeque pela falta de resultados e por aquilo que se indicava como o relacionamento ruim com líderes do grupo. Chegou-se a desenhar uma debandada em White Hart Lane, até que o ambiente se transformasse após a contratação de José Mourinho. E mais um sinal do que se vive de diferente nos Spurs surgiu nesta sexta-feira, com o anúncio da renovação de Toby Alderweireld até 2023.

A extensão do contrato de Alderweireld pode não ser uma notícia tão relevante a quem vê o Tottenham de longe, sobretudo por ser um nome menos badalado, apesar de sua importância no sistema defensivo. Contudo, o zagueiro estava justamente entre as possíveis perdas dos próximos meses. Às vésperas do fim de seu vínculo anterior, o belga poderia sair de graça em julho para barganhar salários melhores. Interessados não faltariam. O Manchester United, por muito tempo, foi o principal destino especulado ao defensor de 30 anos.

Alderweireld adiava as discussões com o Tottenham, enquanto sua saída parecia iminente. Sem informações internas, não é possível avaliar a relação do zagueiro com Pochettino. Porém, a assinatura um mês após a saída do treinador indica a confiança do belga no projeto dos Spurs a médio prazo. Serão mais três anos de contrato – que, na pior das hipóteses, se não forem cumpridos, ao menos poderão render mais aos londrinos em caso de transferência.

De qualquer maneira, por suas declarações, Alderweireld confirma que está satisfeito no Tottenham. O zagueiro constrói uma ligação positiva com Mourinho, que tentou levá-lo a Old Trafford nos últimos anos, e abre o caminho para que outros companheiros possam repensar o vínculo com os Spurs. Jan Vertonghen e Christian Eriksen são outros dois em situação parecida, embora a saída do dinamarquês seja provável em janeiro.

“Estou muito, muito feliz. Acho que nenhuma palavra pode descrever melhor essa permanência por mais alguns anos aqui nos Spurs. Não há lugar onde eu poderia ser mais feliz. Tenho a honra de jogar neste clube. É um pequeno passo para chegar ao próximo nível em algumas temporadas. Acho que é apenas o começo de algo grande e empolgante. Tenho muita sorte da conexão com os torcedores e o clube. Não me vejo jogando por outro time”, afirmou, à Spurs TV.

Obviamente, o Tottenham também faz uma aposta, de que o zagueiro permanecerá atuando em alto nível nos próximos anos, a despeito de sua idade. Segundo a Sky Sports, o clube pagará £100 mil de salário por semana, um valor alto, sobre o qual estavam hesitantes sobretudo por conta da idade. No entanto, parecia difícil que os londrinos encontrassem uma solução tão rápida e boa para a sua defesa, ainda mais com a situação igualmente incerta de Vertonghen. Não é um tiro no escuro.

Levado do Southampton ao Tottenham em 2015/16, Alderweireld soma 179 partidas pelo clube. Na atual temporada, o zagueiro atuou como titular em 16 das 17 rodadas da Premier League. Seu valor de mercado é avaliado em €35 milhões.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo