Premier League

A perspicácia de Rodrigo transformou o cruzamento de Raphinha em gol direto, num pulsante empate entre Newcastle e Leeds

O entrosamento da dupla valeu um gol pouco comum, em que Rodrigo fez o corta-luz para as redes

Newcastle e Leeds United abriram a rodada da Premier League com um jogo bastante movimentado no St. James’ Park. O placar de 1 a 1 não satisfaz qualquer um dos lados, mas ambas as equipes criaram oportunidades suficientes para vencer. E os visitantes contaram com um gol brasileiro, num lance pouco usual. Raphinha balançou as redes, mas graças à inteligência do companheiro Rodrigo Moreno. O ponta cruzou fechado da direita e, no que pareceu um movimento proposital, Rodrigo saltou a bola para que ela passasse. O corta-luz atrasou a reação do goleiro Karl Darlow e permitiu que o tiro entrasse no cantinho.

O início do primeiro tempo seria dominado pelo Leeds e algumas das principais jogadas dos visitantes nasceram em combinações de Raphinha com Rodrigo. O gol saiu aos 13 minutos. Raphinha aproveitou o espaço para cruzar com curva e procurava Rodrigo na área. O atacante saltou para que a bola passasse por entre suas pernas, já olhando para o cantinho. Movimento ousado, mas que garantiu a vantagem para os Whites.

A partir do gol, o jogo ficou mais aberto. Raphinha exigiu uma boa defesa de Darlow, mas Ilan Meslier também precisou operar um milagre contra Joelinton. As duas equipes criavam lances de perigo e, mesmo que o Leeds finalizasse mais, Matt Ritchie carimbou a trave para o Newcastle aos 35. Nove minutos depois, os Magpies empataram, num lindo lance de Allan Saint-Maximin, que escapou da marcação com pouco espaço e acertou um forte chute rasteiro. Antes do intervalo, Raphinha ainda perdeu uma chance imensa, ao receber livre na área. Demorou para finalizar e acabou permitindo que a zaga alvinegra se recuperasse.

O segundo tempo seria menos intenso. Darlow chegou a realizar uma defesaça para evitar um gol contra, mas Meslier seria mais exigido do outro lado. Saint-Maximin continuava gerando os principais lances do Newcastle, mas o goleiro do Leeds realizou boas intervenções no duelo. Enquanto isso, Raphinha sentiu um incômodo e acabou substituído ainda aos 23 minutos, sem poder ajudar mais os Whites.

O começo da temporada preocupa Newcastle e Leeds, que ainda não venceram depois de cinco rodadas. Os Magpies somam dois pontos e a partida desta sexta teve protestos contra o técnico Steve Bruce, incluindo uma tentativa de invasão de campo. Já o Leeds soma três pontos e pelo menos não aparece na zona de rebaixamento. A indagação é se Marcelo Bielsa deveria adotar um estilo mais pragmático, diante dos muitos gols sofridos nas derrotas para Manchester United e Liverpool. Desta vez, Meslier evitou o pior.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo