A aventura acabou: Sam Allardyce deixa Leeds após quatro jogos e o rebaixamento na Premier League
Experiente treinador, de 68 anos, foi tentativa desesperada de escapar do rebaixamento – e não deu certo

O técnico Sam Allardyce deixou o Leeds após apenas quatro jogos e o rebaixamento do clube na Premier League em “acordo mútuo”, segundo comunicado do clube. Aos 68 anos, o experiente treinador chegou em uma tentativa desesperada da direção do clube de escapar do rebaixamento, o que não funcionou. Ele chegou no dia 3 de maio e ficou só um mês no clube, com três derrotas e um empate. O Leeds voltará a disputar a segunda divisão depois de três anos na Premier League.
O Leeds teve três técnicos ao longo da temporada. Começou com Jesse Marsch, que salvou o time do rebaixamento na temporada anterior, 2022/23, mas foi demitido no dia 6 de fevereiro, quando a situação já indicava novamente o rebaixamento. Javi Gracia foi contratado e não conseguiu melhorar o time, demitido no início de maio para a chegada de Sam Allardyce, que fechou a campanha, fadada ao rebaixamento.
Allardyce estava sem trabalhar por quase dois anos. Seu último trabalho tinha sido o West Brom, de onde saiu em junho de 2021. Assumiu o Leeds no dia 3 de maio, dirigiu quatro jogos, com derrotas para o Manchester City por 2 a 1, empate com o Newcastle por 2 a 2, e derrotas para o West Ham por 3 a 1 e Tottenham por 4 a 1.
“Foi uma honra dirigir o Leeds United, um grande clube com uma base de torcedores incrível, que merecem estar na Premier League”, disse Allardyce. “Nesta fase da minha carreira, não tenho certeza se aceitar este desafio, que é potencialmente um projeto de longo prazo, é algo com o qual eu poderia me comprometer, mas desejo ao clube todo o sucesso no futuro e espero que o clube retorne à Premier League. League, onde eles pertencem”.
“Agradecemos a Sam por ser corajoso o suficiente para assumir o cargo e fazer tudo para nos salvar. Tristemente, não era para ser, mas Sam, seus assistentes Karl Robinson e Robbie Keane fez tudo que podiam para melhorar o clima em Thorp Arch e Elland Road e por isso estamos extremamente gratos”, afirmou o chefe executivo do Leeds, Angus Kinnear. Segundo anúncio do clube, o novo técnico do Leeds será anunciado nas próximas semanas.