Por que Savinho escolheu o número 26 no Manchester City?
Novo atacante do City optou pela camisa 26, que já foi de Riyad Mahrez, ídolo do brasileiro
Savinho chegou ao Manchester City com o status de craque em ascensão depois de uma temporada histórica e vitoriosa pelo Girona, em La Liga, com a classificação inédita para a Champions League.
Seu desempenho com a Seleção Brasileira, durante a Copa América, também fez o jovem de apenas 20 anos chamar a atenção de Pep Guardiola, que obrigou os ingleses a pagarem 25 milhões de euros (R$130 milhões) ao Troyes, clube francês do Grupo City, pelo atacante brasileiro.
Para esse novo desafio em sua carreira, o jogador brasileiro optou em usar o número 26 no time de Manchester, e tem um motivo muito especial para isso.
🇧🇷🤙 pic.twitter.com/ED603EtpVQ
— Manchester City (@ManCity) July 22, 2024
‘Referência desde criança', Savinho revela ser fã de Mahrez, ex-City
Quando o Leicester venceu o Everton por 3 a 1 no King Power Stadium, em 7 de maio de 2016, na penúltima rodada, e levantou o troféu de campeão da Premier League, em uma temporada que entrou para a história do futebol, Savinho tinha acabado de completar 12 anos.
Naquele ano, o ponta Riyad Mahrez era um dos principais nomes daquele histórico Leicester, que ainda tinha Kanté e Vardy, encantou o mundo e surpreendeu os gigantes da Premier League. Durante as três temporadas e meia que ficou na equipe, Mahez entrou em campo 179 vezes, anotou 48 gols e deu 36 assistências.
Os números de Mahrez com a camisa do Leicester
- Jogos: 179
- Gols: 48
- Assistências: 36
- Títulos: 2
Poucos dias após o título conquistado por Mahrez, Pep Guardiola assumiu o comando do Manchester City e de lá para cá venceu seis dos oito troféus da principal competição da Inglaterra.
Seu desempenho chamou a atenção do treinador espanhol, que pediu a contratação do argelino dois anos depois do título do Leicester e da chegada do treinador, em 2018. Foi então que Savinho, com 14 anos, começou assistir com mais frequência o jogador que acabaria se tornando um dos seus ídolos.
— Manchester City (@ManCity) August 4, 2024
Em 2024, Savinho chegou ao City e por pouco não dividiu os gramados com o argelino, que deixou o City rumo ao Al-Ahli, da Arábia Saudita, no fim da temporada 2022-23. Hoje no City, o brasileiro optou por usar a camisa 26, que um dia já foi de Mahrez – que hoje abandonou e usa a 7 no time saudita -, como uma homenagem ao ídolo de infância.
Os números de Mahrez com a camisa do Manchester City
- Jogos: 236
- Gols: 78
- Assistências: 56
- Títulos: 11
Se Savinho terá o mesmo destaque que teve o seu ídolo, só o tempo dirá. Mas, os dois já têm uma coisa em comum: a admiração de Guardiola. O treinador espanhol fez questão de elogiar o brasileiro, mesmo ter estreado.
“O mano-a-mano dele é incrível. Ele pode jogar nos dois lados, esquerda, direita, pode até jogar no meio. Mas precisamos dele especialmente nas pontas. Temos que agradecer ao Girona, o clube fez um ótimo trabalho”.
Quando Savinho vai estrear pelo Manchester City?
A pré-temporada do Manchester City nos Estados Unidos chegou ao fim com três derrotas (duas no tempo normal e uma nos pênaltis) e uma vitória, contra o Chelsea, no último sábado (3).
O City agora volta a campo no próximo fim de semana, 10 de agosto, na final da Supercopa Inglesa, contra o Manchester United, quando Savinho deve fazer a sua estreia pela equipe. Uma semana depois, estreia na Premier League contra o Chelsea.
Próximos jogos do Manchester City
- Manchester United x Manchester City, sábado (10/08), 11h (horário de Brasília), na Supercopa Inglesa, em Wembley;
- Chelsea x Manchester City, domingo (18/08), 12h30 (horário de Brasília), na Premier League, em Stamford Bridge;