Inglaterra

Pogba, Mourinho, a Torre Eiffel e como destruir um rumor com uma frase

Paul Pogba é uma das grandes estrelas do mercado de transferências. O francês da Juventus fez uma temporada excelente pela Juventus, ajudando o time a chegar à final da Champions League como um dos protagonistas. Não por acaso, seu nome é especulado em diversos clubes do mundo. Um deles é o Chelsea. O técnico José Mourinho, então, foi perguntado sobre a possibilidade de contratar o jogador da seleção francesa, por quem a Juventus pede um caminhão de dinheiro. Ele explicou de diversos aspectos, mas com uma frase, ele acabou com o rumor de uma forma espirituosa, comparando o jogador à Torre Eiffel.

LEIA TAMBÉM: Mourinho alerta rivais: esqueçam o Falcao do Manchester United

O técnico português está satisfeito com o seu elenco. “Ir atrás de alguém significa que eu perdi alguém”, disse Mourinho. “É porque alguém quer sair e porque alguém traz a proposta perfeita para o Chelsea aceitar. Eu acho que o mercado está inflacionado. Eu tenho apenas olhado o que está aconteceu em meu próprio país. Portugal é um país com problemas gerais – socialmente, politicamente, economicamente. É um país com problemas, pessoas estão sofrendo muito, tem havido muitas demissões, pessoas idosas que têm problemas com suas pensões, os impostos estão maiores, salários, empregos, tudo”, analisou o treinador do Chelsea.

“Nesta temporada o Porto pagou € 20 milhões por Imbula, eles deram a Casillas um salário magnífico, o Sporting está pagando milhões por técnicos e jogadores. O futebol quebra qualquer situação. Nesta temporada nós estamos dizendo: ‘Oh, veja o valor por Sterling’. Mas na próxima temporada será pior. Na próxima temporada alguém irá pagar £ 60 milhões. Futebol é assim – uma temporada é fair play financeiro, na próxima é uma forma de driblar o fari play financeiro. Não me irrita. Eu estou feliz com a forma como estamos fazendo as coisas, estou feliz com o desafio de lutar contra esse poder. Eu disse aos jogadores que nós somos o mesmo time e os outros não são. Eu não posso parar os adversários de atacarem os bancos e gastarem milhões e milhões. Eu não posso parar isso. Eu não posso parar os outros terem o sentimento que nós estamos jogando contra os campeões”, disse ainda Mourinho.

“Os outros estão gastando. Os outros estão comprando muito para tentar fazer melhor do que nós e o fato que nós somos os mesmos – nós estamos trocando um goleiro por outro, um atacante por outro”, explicou ainda o treinador do Chelsea, que acredita que há uma mudança de mentalidade no Chelsea.

“É um grande desafio. Ser melhor com as mesmas pessoas, os jogadores tem que estar melhores individualmente do que estavam no ano anterior. Então eles pensam: ‘Oh, na temporada passada eu fui bem’, nesta temporada não é suficiente”, detalhou o treinador. “John Terry – grande temporada. Nesta temporada não é suficiente. Tem que ser melhor. Fàbregas – eu não sei quantas assistências ano passado. Fantástico. Não é suficiente. Porque os outros irão melhorar com os jogadores que eles estão trazendo e nós temos que melhorar por nós mesmos com trabalho”, disse o português.

Mourinho, então, foi questionado sobre o interesse dele em Pogba. O técnico primeiro explicou a situação para desmentir o boato, mas depois soltou uma frase para ficar marcada.

“Pogba não é para colocar pressão nas pessoas”, ele disse. “Pogba é um dos melhores jogadores do mundo. Pogba vai para qualquer time e melhora o time automaticamente. Se ele ficar na Juventus, a Juventus será um time muito forte novamente. Se ele for para outro lugar, ele vai melhorar o time imediatamente. Não é o nosso caso. Nós estamos trocando Cech por Begovic, nós estamos trocando Didier por Falcao e nós estamos trocando garotos por outros garotos”, declarou Mourinho.

“Eu acho que todo mundo tem um interesse em Pogba. Mas há coisas que você pode fazer e coisas que você não pode fazer. Eu amo a Torre Eiffel, mas eu não posso ter a Torre Eiffel no meu jardim. Eu não posso ter nem a Torre Eiffel de Las Vegas”, disse um espirituoso Mourinho.

O meio-campo do Chelsea é armado com Matic e Fàbregas como jogadores mais centralizados, os volantes do time. Na reserva, Ramires e Mikel podem fazer a função . Hazard, Oscar, Willian e Cuadrado são os principais nomes para os meias ofensivos. Pogba chegaria para ser titular do time, mas não é exatamente o caso de um time que precise de alguém da posição, embora, como Mourinho disse, seja um jogador que melhoraria o time.

A frase de Mourinho já mostra que o time não está lá muito disposto a fazer uma loucura e pagar a fortuna – algo como € 70 milhões, como é falado em alguns veículos de imprensa – para trazer um jogador de uma posição que o Chelsea não é exatamente carente. E Mourinho é um grande autor de frases, temos que admitir.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo