Inglaterra

‘Perder uma final da Champions destrói você por dentro’: Raya relembra derrota do Arsenal para o PSG

Goleiro da Espanha se destacou na última temporada e foi eleito o melhor da Europa

A derrota do Arsenal para o Paris Saint-Germain nos pênaltis na final da Champions League colocou um ponto final no sonho dos Gunners em conquistar um título inédito. Em entrevista ao “The Guardian”, David Raya detalhou o sentimento após o vice-campeonato e revelou que saiu “destruído por dentro”, após uma temporada de destaque da equipe inglesa.

–A questão é que, quando você perde uma final da Champions League, quando chega lá pela primeira vez em 20 anos e perde nos pênaltis, isso te destrói por dentro. Saí de lá de cabeça erguida por causa do trabalho que fizemos durante todo o ano, mas estava arrasado por dentro porque estávamos tão perto — contou o goleiro.

Para o espanhol –que chegou a defender um pênalti nas cobranças –, a frustração também foi acentuada pelo receio sobre o desempenho do clube nas próximas temporadas. No entanto, o arqueiro também destacou que a campanha dos Gunners trouxe perspectiva diante do desenvolvimento da equipe inglesa na competição.

David Raya em atuação pelo Arsenal (Foto: IMAGO / Sportimage)
David Raya em atuação pelo Arsenal (Foto: IMAGO / Sportimage)

— Você não sabe quando vai jogar outra partida, ou mesmo se vai jogar outra [final de Champions]. Pessoalmente, foram momentos muito difíceis, mas você para e olha para trás, com perspectiva. Você pensa em como o clube era há alguns anos e como é agora, como a cada ano melhorávamos, como ganhamos o campeonato [inglês] pela primeira vez em mais de 20 anos… e isso te faz sorrir. É aí que você pensa que no ano que vem podemos fazer melhor e ganhar–, avaliou.

Apesar do sentimento, o Arsenal também viveu momentos de alegria ao encerrar um jejum que durava 22 anos: a conquista do título da Premier League, em uma reta final recheada de tensões para manter a vantagem sobre o Manchester City. O título foi celebrado em meio a uma grande festa pelas ruas de Londres.

— Aí você chega ao Emirates Stadium, vê os torcedores e isso te anima. Quando você sai no ônibus com o troféu da Premier League e vê todas aquelas pessoas, o que isso significa para elas, você percebe o que fez — relembrou.

Raya se consolidou na reta final da temporada do Arsenal

Raya teve um papel fundamental para o Arsenal, especialmente na reta final da temporada. Até o mês de abril, o titular do Arsenal havia evitado mais gols do que qualquer outro goleiro nas últimas duas edições da Champions League, segundo a plataforma de estatísticas Opta.

As suas atuações ao longo de 205/26 também lhe renderam reconhecimentos e títulos individuais. O arqueiro foi eleito o melhor goleiro da Champions League e também da Premier League, sendo a terceira Luva de Ouro consecutiva no Campeonato Inglês após acumular 19 jogos sem sofrer gols. Já no torneio continental, o espanhol chegou a somar nove jogos sem sofrer gols em 14 partidas, considerando os jogos até a final do torneio.

Foto de Carol Guerra

Carol GuerraRedatora de esportes

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com passagens pelo Globo Esporte, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco. Apaixonada por futebol feminino e esportes olímpicos.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo