Inglaterra

‘Eu tenho a solução’: Os problemas que Guardiola vive no Manchester City em 2026

Clube ainda não venceu na Premier League neste ano e busca ainda garantir classificação às oitavas da Champions League

Depois de liderar a Premier League provisoriamente na reta final de dezembro, o Manchester City passa por um momento de crise na temporada. Considerando Campeonato Inglês e Champions League, a equipe de Pep Guardiola ainda não venceu neste ano — três empates e duas derrotas —, mas o treinador sabe o que tem de ser feito.

“Eu sei qual é a solução para não ter essa fragilidade”, afirmou o treinador nesta sexta-feira (23), em entrevista coletiva antes do duelo com o Wolverhampton, lanterna da Premier League. O catalão, no entanto, não deixou claro qual é este plano, mas garantiu que “os jogadores sabem o que deve ser feito”.

Desde o início do ano, o Manchester City só conseguiu vencer na FA Cup e Copa da Liga Inglesa. Nos demais confrontos, sofreu tanto com problemas defensivos quanto ofensivos. Além disso, com as lesões do elenco, Guardiola precisou mudar a equipe titular com frequência.

Pep Guardiola, durante duelo entre Manchester City e Manchester United (Foto: Imago)

Ainda que não tenha citado nominalmente, as lesões do Manchester City são o principal problema nas últimas partidas. Com Rúben Dias e Josko Gvardiol fora, por lesão, o clube precisou chamar Max Alleyne de volta do empréstimo para o Watford. Também contratou Marc Guehi, junto ao Crystal Palace, e que estreará contra o Wolves.

Na derrota diante do Bodo/Glimt, por 3 a 1, a zaga do Manchester City foi formada por Alleyne e Abdukodir Khusanov. Este tem sido o esquema base de Guardiola na ausência de suas principais peças. Mas, além disso, as laterais se tornaram um problema para o treinador.

Matheus Nunes, titular na posição, está gripado e ficou fora das últimas partidas. Também não atuará diante do Wolves, com Rico Lewis assumindo sua posição. Sem suas principais peças, a defesa do Manchester City foi vazada sete vezes nas cinco últimas partidas.

Problemas ofensivos com Erling Haaland

Haaland é outro ponto de atenção para Guardiola em 2026. Com 26 gols em 31 partidas, o norueguês é, isoladamente, o artilheiro e principal jogador do ataque do Manchester City. Mas desde o final de 2025, o camisa 9 não tem conseguido repetir suas atuações da primeira metade da temporada.

O atacante marcou apenas um gol neste ano, nas sete partidas do Manchester City. Mesmo quando venceu — contra Exeter City e Newcastle —, o atacante não teve participação direta. Essa “ausência” de Haaland tem pesado, tanto para a equipe em campo quanto para a própria fase do norueguês.

Haaland marcou apenas um gol pelo Manchester City em 2026 (Foto: Imago)

Depois da derrota para o Bodo/Glimt, Haaland se desculpou com o elenco pelas suas últimas atuações. No duelo anterior, com o Manchester United, o ataque dos Citizens não conseguiu acertar uma finalização sequer na derrota por 2 a 0 no Old Trafford.

— Ele não precisa pedir desculpas, precisa dar o seu melhor. E ele está tentando. Quando o time não vence, a culpa não é de um único jogador. É de todos — ressaltou Guardiola, sobre o momento vivido por Haaland.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Elenco curto do Manchester City

Guardiola prefere trabalhar com um elenco curto. Com as lesões e desfalques, no entanto, essa decisão passa a se tornar um problema para o Manchester City. Rodri, se recuperando de problemas musculares, ainda não está 100%, mas tem recebido apoio do clube neste processo.

Outros atletas, no entanto, também se juntam a Rúben Dias e Gvardiol no departamento médico. São os casos de Savinho, Kovacic, John Stones e Nico González, que desfalcam a equipe com frequência nas últimas partida.

A realidade fez com que o City se lançasse ao mercado em busca de Semenyo, junto ao Bournemouth. Além dele, para o duelo com o Wolves, Guardiola terá Omar Marmoush — que entrou no decorrer do segundo tempo diante do Bodo/Glimt — à disposição após a Copa Africana de Nações. Esta foi também a única substituição que Guardiola realizou na última partida.

Manchester City ainda não venceu na Premier League neste ano (Foto: Imago)

A derrota para o Bodo/Glimt também fez os capitães do elenco (Rúben Dias, Haaland, Bernardo Silva e Rodri) concordarem em arcar com os custos da viagem dos torcedores da Noruega — atitude que foi aprovada por Guardiola.

Na Premier League, o Arsenal — “melhor time do mundo”, segundo Guardiola — tem sete pontos sobre o Manchester City, mas desperdiçou oportunidades de ampliar a vantagem sobre o rival. Já na Champions League, o City é a única equipe da Inglaterra que ainda não está garantida nas oitavas de final da competição.

Atualmente, oito equipes têm os mesmos 13 pontos do Manchester City antes da última rodada da Champions League. “Para eles, está tudo bem, mas para nós é um desastre. Nossos padrões são muito elevados”, destacou Guardiola, que corre o risco de disputar os playoffs da competição europeia pela segunda temporada consecutiva.

Foto de Murillo César Alves

Murillo César AlvesRedator

Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), com passagens por Estadão, UOL, 90min e QuintoQuarto.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo