Inglaterra

Pedido de clube da terceira divisão pode ser um marco na luta para torcer em pé na Inglaterra

Existe uma campanha em andamento entre muitos torcedores e alguns clubes da Inglaterra para recuperar a tradição de torcer em pé nos estádios, que foi banida nas duas primeiras divisões do país, depois da tragédia de Hillsborough. Um ponto importante nesse processo é o pedido do Shrewsbury Town, da terceira divisão, que pode ser o primeiro clube inglês a introduzir arquibancadas sem assentos em um estádio moderno.

LEIA MAIS: Em meio ao caos, Leyton Orient é rebaixado da Football League pela primeira vez em 112 anos

O Relatório Taylor obrigou os estádios dos dois primeiros degraus da pirâmide a terem assentos em todos os lugares disponíveis. A exceção é para terraços de clubes abaixo da terceira divisão que haviam sido construídos antes de 1994. Quando uma agremiação passa pelo menos três anos na Championship ou na Premier League, é obrigada por lei a preencher o seu estádio com cadeiras. Atualmente, há 21 clubes na Football League – responsável pela segunda à quarta divisão – com áreas em que o torcedor pode vibrar em pé.

O que diferencia o Shrewsbury Town é que o seu estádio, o New Meadow, tem apenas 10 anos de vida e seria o primeiro campo de futebol moderno da Inglaterra a conseguir introduzir um setor para o público ficar em pé, ao contrário de outros que apenas continuaram com arquibancadas que existiam antes da mudança da lei. Caso receba o sinal verde, pode ser um divisor de águas para outros clubes fazerem o mesmo, inclusive na elite.

Um acordo entre a Football League e a Autoridade de Segurança dos Estádios permitiu que clubes de divisões inferiores fizessem esse tipo de pedido. O Shrewsbury Town, 18º da última temporada da terceira divisão, é o primeiro a fazê-lo. Colchester United, Chesterfield, Mansfield Town, Bury, Oxford United e Lincoln City também são elegíveis. Segundo o Guardian, mais da metade dos clubes da Premier League gosta da ideia e introduziria setores para torcer em pé se fosse permitido.

“Este é um passo importante na nossa jornada para ver torcedores em pé em estádios da Football League e espero que o Shrewsbury tenha sucesso na sua empreitada”, afirmou Shaun Harvey, principal executivo da Football League. “A instalação de arquibancadas para torcer em pé será popular com os torcedores e, mais amplamente, pode ser valiosa para avaliarmos o seu uso em um estádio de futebol inglês”.

A Premier League escreveu para os seus clubes perguntando qual a opinião deles sobre torcidas em pé. O West Brom ofereceu o The Hawthorns para um programa piloto. Por outro lado, a secretária-geral do grupo de apoio às vítimas de Hillsborough, Sue Roberts, disse que essa medida seria um “passo atrás”. “Temos a tendência de esquecer a história. Acho que é um passo na direção errada, que nos levaria a outro e a outro”, disse a mulher, que perdeu um irmão na tragédia de 1989, à BBC.

O Shrewsbury Town tenta arrecadar entre £ 50 mil e £ 75 mil para fazer a reforma no New Meadow, cuja capacidade é para 10 mil pessoas. O novo setor receberia 500 torcedores, com barras de ferro para separar os degraus, no estilo do que o Celtic já fez no seu estádio. A ideia é que tudo fique pronto antes do fim da temporada 2017/18.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo