Inglaterra

Novos técnicos esquentam luta contra o descenso

A 15ª rodada do Campeonato Inglês terá a estréia de três treinadores em equipes ameaçadas pelo rebaixamento. Neste sábado, Paul Jewell dirige pela primeira vez o lanterna Derby County na visita ao Sunderland, antepenúltimo colocado. Também na zona de descenso está o Wigan Athletic, que estréia o técnico Steve Bruce no difícil jogo em casa contra o Manchester City.

Bruce assumiu o Wigan depois de deixar o Birmingham City, que foi buscar na seleção escocesa o substituto, Alex McLeish. O técnico que quase levou a Escócia à Eurocopa-2008 debuta na Premier League no domingo, contra o Tottenham Hotspur, em White Hart Lane. Os Blues ocupam a 16ª posição na tabela, com 11 pontos.

Sunderland e Derby terminam o ano com um humor bem diferente do que tinham seis meses atrás, quando subiram da segunda divisão – os Black Cats diretamente, os Rams através dos play-offs.

Agora, o Derby amarga a última posição, com apenas 6 pontos, quatro a menos que o Sunderland de Roy Keane, que não vence desde setembro e vem de sofrer uma goleada de 7 a 1 para o Everton no último fim de semana. O temor no Sunderland é de que se repita a história da temporada 2005/6, quando o time caiu apenas um ano depois do acesso.

Jewell, contratado para substituir Billy Davies no Derby, tem uma missão ainda mais difícil que a da última temporada, quando segurou o Wigan na primeira divisão. O time marcou apenas cinco gols em 14 jogos – nenhum deles fora de casa – e já sofreu 33.

Bruce viu alguns pontos positivos na derrota do Wigan para o líder Arsenal no último fim de semana, mas sabe que seu time, com apenas 8 pontos, precisa buscar resultados rapidamente para melhorar sua situação na tabela. A tarefa é complicada, já que o Manchester City é o terceiro colocado com 29 pontos.

McLeish abriu mão de dirigir a Escócia nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 e assumiu o desafio de trabalhar na Inglaterra. Ele dirige o Birmingham diante do Tottenham, que vem de uma moralizante vitória de virada por 3 a 2 sobre o Aalborg, da Dinamarca, pela Copa Uefa.

Na parte alta da tabela, o Arsenal joga fora de casa contra o Aston Villa, que atravessa bom momento e subiu para a sexta colocação com a goleada de 4 a 0 sobre o Blackburn Rovers no meio da semana, em partida recuperada. Os Gunners, já classificados na Liga dos Campeões, perderam por 3 a 1 para o Sevilla e viram terminar uma série invicta de 28 jogos oficiais.

Mesmo com uma partida a menos, o time de Arsène Wenger tem três pontos de vantagem (33 a 30) sobre o Manchester United, que só joga na segunda-feira contra o Fulham, em Old Trafford. O Chelsea, quarto com 28, recebe o West Ham United no sábado, abrindo a rodada.

O invicto Liverpool, embalado pelos 4 a 1 sobre o Porto na LC, jogam em casa no domingo contra o Bolton Wanderers, em Anfield. Os Reds ocupam a quinta posição na tabela, com 27 pontos, e têm uma partida a menos. O Bolton, em ascensão com Gary Megson, bateu o Manchester United no fim de semana passado.

Confira os jogos da 15ª rodada da Premier League:

Sábado, 1º/dezembro
Chelsea x West Ham United (10:45, ESPN Brasil)
Blackburn Rovers x Newcastle United
Portsmouth x Everton
Reading x Middlesbrough
Sunderland x Derby County
Wigan Athletic x Manchester City (13:00, ESPN Internacional)
Aston Villa x Arsenal (15:15, TV Esporte Interativo, ESPN Brasil)

Domingo, 2/dezembro
Liverpool x Bolton Wanderers
Tottenham Hotspur x Birmingham City

Segunda, 3/dezembro
Manchester United x Fulham (18:00, TV Esporte Interativo, ESPN Internacional)

Veja a classificação do campeonato

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo