Inglaterra

Newcastle pode ser obrigado a se desfazer de Joelinton na próxima janela de transferências

Homem de confiança de Eddie Howe, Joelinton não parece muito convencido de que renovar com o Newcastle é a melhor opção para sua carreira

Peça importante do esquema de Eddie Howe no Newcastle, Joelinton corre o risco de deixar os Magpies em breve. Com contrato até junho de 2025, o brasileiro até foi procurado pelo clube para uma possível renovação, no entanto, não se mostrou entusiasmado com a ideia e freou as tratativas. Isso irritou a diretoria, que agora já admite perder o meio-campista na próxima janela de transferências.

Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (26), Eddie Howe comentou sobre o futuro de Joelinton e afirmou que a possibilidade de perder o camisa 7 é real. O técnico, porém, reforçou o desejo de seguir contando com o brasileiro no elenco.

– Existe a possibilidade (de ele sair), mas espero que não seja o caso. Quero que ele fique (…) Antes de um jogador assinar um contrato, ele precisa estar satisfeito com tudo e, portanto, é possível que ele seja vendido no verão.

Joelinton foi um componente crucial para o sucesso recente do Newcastle, sobretudo na última temporada. Homem de confiança de Eddie Howe, o brasileiro chegou ao clube inglês em 2019 e, desde então, já disputou 180 partidas (somando todas as competições), com 25 gols marcados e 15 assistências concedidas. Típico jogador moderno, o camisa 7 dos Magpies pode desempenhar diversas funções no meio-campo e no ataque. Ele iniciou a carreira como atacante, contudo, acabou não florescendo nessa posição em St. James Park.

Joelinton precisava da presença de Eddie Howe como um combustível para reanimar sua carreira. Assim, o técnico inglês o transferiu para o meio-campo, posição que melhor se adequava à sua extraordinária fisicalidade e capacidade atlética. Deu (muito) certo, e hoje o brazuca é um dos principais pilares do Newcastle. As boas atuações com a camisa dos Magpies lhe renderam as primeiras convocações à Seleção Brasileira.

Lesionado, Joelinton ficará longo período afastado

Joelinton está fora de ação desde o início de janeiro, quando sofreu uma lesão na coxa durante o clássico contra o Sunderland, pela Copa da Inglaterra, no dia 6. Devido às fortes dores, o brasileiro precisou ser substituído no começo do segundo tempo. Na última terça-feira (23), o Newcastle anunciou que o meio-campista foi submetido a um procedimento cirúrgico e precisará se ausentar dos gramados por mais de três meses. Nas redes sociais, o jogador lamentou o ocorrido e agradeceu o apoio dos fãs.

– Hoje começa mais um desafio na minha vida e carreira, e é com lágrimas nos olhos e um sorriso no rosto que escrevo isto. Um desafio que irei superar como já superei muitos outros. Hoje tem início mais um começo, no qual irei me dedicar e dar o meu melhor para me recuperar bem e voltar a fazer o que amo da melhor forma possível. Obrigado a todos pelo amor e apoio! Volto em breve -, escreveu Joelinton.

Antes de abordar sobre a possível saída de Joelinton, Eddie Howe não escondeu a frustração com a grave lesão sofrida pelo brasileiro, que em 23 partidas na atual temporada, balançou as redes três vezes.

– Sabíamos que, quando ele se machucou, a situação não parecia boa. Não sabíamos que ele ficaria fora por tanto tempo (…) Ele teve uma temporada indo e voltando. Quando ele está em forma e jogando bem, não há ninguém como ele. É um jogador que traz uma dinâmica diferente ao nosso meio-campo. Ele também é um líder. Ele fará muita falta.

Próximos jogos do Newcastle

  • Fulham x Newcastle – Copa da Inglaterra – 27/01
  • Aston Villa x Newcastle – Premier League – 30/01
  • Newcastle x Luton Town – Premier League 03/02
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo