Joia do Bayern de Munique provoca batalha entre mais da metade do Big Six
Mathys Tel quer mais minutos e pediu para sair dos Bávaros; quarteto inglês já demonstrou interesse no jogador

Aberta no início do ano, a janela de transferências do inverno europeu vai apenas até a próxima segunda-feira (3) nas ligas da Inglaterra, França, Alemanha e Espanha. Os últimos dias devem ser decisivos e um jogador, do Bayern de Munique, movimenta os bastidores de quatro dos seis gigantes ingleses.
Mathys Tel, joia de apenas 19 anos dos Bávaros, despertou interesse de Manchester United, Chelsea, Tottenham e Arsenal, conforme diferentes relatos da mídia europeia.
Nesta quarta (29), o site inglês “The Athletic” garantiu que os Red Devils gostariam de contar com o jovem caso ele estivesse disponível para um vínculo por empréstimo.
O clube de Old Trafford já negociou o também ponta Antony nesta janela, mas a vinda do atleta do time alemão precisaria contar com a saída de Rashford ou Garnacho, ambos atacantes. Após fechar com o lateral Patrick Dorgu, Rúben Amorim quer mais reforços e os contatos estariam acontecendo com os agentes de Tel.
Já o prestigiado jornalista Fabrizio Romano incluiu os Spurs entre um dos sete times que buscaram informações sobre um empréstimo do jogador francês nas últimas 24 horas.
— Manchester United e Tottenham estão entre os 7 clubes que contataram Mathys Tel nas últimas 24h como possível opção de empréstimo. Mais oportunidades para Tel, que quer garantia de tempo de jogo após a decisão de deixar o Bayern, revelada com exclusividade ontem à noite. Conversas seguem — disse Romano em sua conta no “X”.
Nesta quinta (30), a emissora inglesa “Sky Sports” noticiou que o Tottenham entrou em contato com o Bayern de Munique para um acordo de empréstimo por Mathys Tel.
Chelsea tentou Tel no início do mês; Arsenal ‘aprecia' francês para substituir lesionados
O interesse dos Blues no ponta que atua nos dois lados do campo aconteceu ainda no início da janela. Na segunda semana deste mês, o Chelsea tentou o jovem, mas a contrapartida do Bayern buscou uma troca com Christopher Nkunku.
A imprensa inglesa continua relatando o interesse do time de Stamford Brigde, só não há novidades ou proximidade de acordo.
O caso do Arsenal é mais recente. Os Gunners perderam, por lesões, Gabriel Jesus (até o fim da temporada) e Bukayo Saka (março) e precisam de novas opções. Tel se encaxaria nisso, sendo “apreciado” pelo clube londrino, diz o jornalista alemão Philipp Kessler.
Ainda segundo o relato do repórter, a equipe de Mikel Arteta o acompanha ainda antes de chegar ao Bayern, em 2022.
Dirigente do Bayern de Munique negou saída do jovem, que quer ser mais aproveitado
Em 14 de janeiro, o diretor esportivo dos Bávaros, Christoph Freund, quis afastar os rumores sobre a saída de Tel e sinalizou sua permanência, apesar de entender que o jogador estaria insatisfeito.
— Mathys Tel é um jogador muito importante para nós. Estamos em muito bom contato porque ele é um grande talento e deve desempenhar um papel importante para nós. Tivemos muitas conversas. O nosso objetivo claro é que Mathys fique conosco. Estamos muito satisfeitos com o nosso elenco, em termos de qualidade e quantidade — disse.
— É claro que se um jogador está insatisfeito, podemos falar sobre isso. O nosso plano é que ele se descubra aqui — completou.
A visão de Freund, no entanto, não é compartilhada por Tel, que só fez apenas três jogos como titular sob comando de Vincent Kompany nesta temporada — 13 no total, sem gols e com uma assistência. Segundo Kessler, é “quase impossível” que Mathys fique em Munique.
O ponta quer mais minutos e, neste contexto, o Arsenal ganha um trunfo porque ele chegaria para jogar por conta das lesões no setor, afirma o jornal inglês “The Independent”. Cenário bem diferente do Chelsea, que conta com vários nomes para posição.
Também foi especulado que o Tel poderia parar no Olympique de Marseille ou mesmo permanecer na Alemanha, em outro time da Bundesliga, destinos já descartados. Mesmo com apenas mais alguns dias de janela, o futuro da joia francesa ainda deve agitar o noticiário.