Como United construirá novo estádio de R$ 15 bi, para 100 mil pessoas, em tempo recorde
O dono do clube de Manchester e o arquiteto da obra explicaram como pretendem reduzir o tempo de construção da arena pela metade

O Manchester United tentará concluir seu novo estádio com capacidade para 100 mil pessoas em um prazo ambicioso de cinco anos.
O plano do gigante inglês é entregar “o maior estádio de futebol do mundo”. Nele, haverá três torres gigantes inspiradas no tridente dos Red Devils.
Haverá também uma ampla cobertura de vidro e aço para proteger os torcedores da chuva, tanto de dentro quando do lado de fora do estádio, se tratando da maior cobertura de estádio do mundo.
Um enorme placar também estará presente. Além de um museu de três andares e restaurantes no entorno da arena.
Apesar dos planos ambiciosos para o novo estádio, o Manchester United espera concluí-lo num prazo curto de apenas cinco anos. O custo das obras gira em torno de 2 bilhões de libras (R$ 15 bilhões).
O planejamento do Manchester United para o novo estádio

O renomado arquiteto britânico Lord Norman Foster explicou por que o cronograma curto é possível em um vídeo postado pelo clube nesta terça-feira (11).
O United planeja usar o Canal de Manchester, uma hidrovia de 58 quilômetros de extensão que liga a cidade ao Mar da Irlanda, para transportar partes do estádio para o atual local do Old Trafford.
— Normalmente, um estádio levaria 10 anos para ser construído. Reduzimos esse tempo pela metade, cinco anos. Como fazemos isso? Por pré-fabricação, usando a rede do Manchester Ship Canal, trazendo-o de volta a uma nova vida. Enviando componentes, 160 deles, como o Meccano. E então reconstruímos a estação Old Trafford, e isso se torna o pivô, o caminho processional para o estádio, acolhedor e no coração de um novo bairro voltado para esportes — disse Foster durante o vídeo.
O dono minoritário do Manchester United, Sir Jim Ratcliffe, também detalhou os planos do clube para reduzir pela metade o tempo de construção do estádio.
— Há estaleiros que constroem estruturas e são então enviadas para locais ao redor do mundo. O que nos permite fazer isso é o Manchester Ship Canal. Isso reduz o tempo pela metade — afirmou Ratcliffe em vídeo divulgado pelo Manchester United nas redes sociais.
Para Foster, este tem que ser um dos projetos mais “emocionantes” do mundo, se tratando do que, para ele, é o “clube de futebol mais famoso do mundo, com um bilhão de seguidores globais”.
— Começa com a ideia de fazer algo que seja tão intenso, que te aproxime do tom. Acusticamente, cultiva o rugido. À medida que você se afasta do estádio, ele não é uma fortaleza cercada por um mar de carros — disse Foster.
O arquiteto explicou que o estádio será aberto, mas contido por uma espécie de “guarda-chuva” que coleta energia solar e água da chuva.
— É acolhedor, é aberto, fica no coração de um novo bairro. E então, faz parte da cidade de Manchester, a cidade que mais cresce no Reino Unido. É uma potência, impregnada de história. Trafford Park era o coração industrial da nação, uma herança com a qual tenho uma conexão pessoal. Meu pai era um operário de fábrica na Metropolitan Vickers. E então, os três mastros, o Tridente, visível a 40 quilômetros, 200 metros de altura. Então isso se torna um destino global — concluiu Foster.
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Obra em tempo recorde
A título de comparação, a reforma do Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid, que custou cerca de 892,7 milhões de euros (R$ 4,8 bilhões), ampliando de 81 mil para 84.744 torcedores, durou seis anos.
A reforma no Camp Nou, do Barcelona, iniciou em 2022 e tem previsão de conclusão em 2026. Com o custo de 1,5 bilhão de euros, o estádio ampliará a capacidade de 99 mil para 110 mil espectadores.
Em ambos os casos, o que aconteceu foi uma reforma, diferente do que o Manchester United está se propondo a fazer, que é literalmente derrubar o Old Trafford e começar um estádio do zero no lugar.