Com novo dono, Manchester United leva homem-chave do City para tentar mudar direção
Manchester United deu um 'chapéu' no City ao nomear Omar Berrada seu novo CEO; executivo ainda não tem data marcada para assumir o cargo
O Manchester United deu um “chapéu” no City ao nomear Omar Berrada seu novo CEO. No último sábado (20), o clube inglês deu o pontapé no projeto para substituir Richard Arnold, que deixou Old Trafford pouco tempo antes da INEOS comprar 25% das ações do United, e anunciou a contratação de Berrada, um dos responsáveis pelo recente sucesso do City Football Group.
O United afirmou que a data de início de Berrada será confirmada em breve. É provável que ele assuma suas funções antes do início da próxima temporada, no verão europeu. O United buscava como prioridade um candidato com histórico comprovado no futebol, mas também altamente capaz de administrar o lado comercial. Berrada se destacou do rival por ter a capacidade atuar em diversas áreas.
– Como um dos executivos de futebol mais experientes no topo do mercado europeu, Omar traz consigo uma vasta experiência futebolística e comercial, com um histórico comprovado de sucesso e paixão por ajudar a liderar mudanças em todo o clube. Atualmente, ele atua como Diretor de Operações de Futebol do City Football Group, supervisionando 11 clubes nos cinco continentes e, antes disso, ocupou cargos seniores no Barcelona – disse o United em comunicado oficial.
Berrada assumirá duas áreas dentro do United, a de futebol e a do comercial. Além disso, ele fará parte do conselho de administração, sendo responsável por reportar decisões e fazer a ponte entre diretoria e a nova estrutura acionária.
Antes de ser promovido a diretor de operações do City, Berrada trabalhou no Barcelona por quase oito anos como, até 2011, como gerente sênior de desenvolvimento de negócios de mídia e chefe de patrocínio.
Berrada foi “perseguido” até dizer “sim” ao United
Desde que foi considerado o principal alvo pela INEOS, Omar Berrada foi perseguido pelo Manchester United até dizer “sim” ao clube. Além dos novos investidores, é importante ressaltar que executivo também era desejo dos Glazers, bilionários norte-americanos que ainda são donos de cerca de 90% do time. A influência dos americanos ainda é muito maior do que a empresa de Sir Jim Ratcliffe, a INEOS, que aguarda a aprovação para que o seu investimento seja oficialmente confirmado.
Segundo informou o jornal The Athletic, Berrada considerou muito difícil a decisão de deixar o Grupo City. Isso porque ele era considerado um colega querido por todo o staff e mantinha boas amizades com os funcionários. O que motivou a escolha do executivo foi o desafio.
Manchester City está “conformado” com a saída de Berrada
Por outro lado, o Manchester City não está preocupado que a saída de Berrada os torne incapazes de gerenciar todas as operações. Eles acreditam que a estrutura com Begiristain e Brian Marwood, gerentes globais de futebol, que atuam sob o comando do presidente-executivo Ferran Soriano, formam uma equipe de gestão que será capaz de lidar com a saída de Berrada, apesar de seu status como líder dentro do CFG.
– O Manchester City Football Club pode confirmar que Omar Berrada renunciou ao cargo de diretor de operações de futebol do City Football Group. O clube compreende a sua decisão de procurar um novo desafio e sai com os nossos agradecimentos e votos de felicidades – afirmou a diretoria dos Citizens ao The Athletic.