Por que Manchester United vê chefão da Fórmula 1 como solução para problemas
Dono dos Red Devils quer a contratação de Michael Sansoni, da Mercedes
Desde que comprou parte do Manchester United e se tornou o homem forte do futebol do clube, Sir Jim Ratcliffe deu início a uma verdadeira revolução interna na instituição. Demissões em massa ocorreram, e novos profissionais foram contratados pelo bilionário inglês. E segundo o jornal “Daily Mail”, a próxima aquisição da nova gestão pode vir da Fórmula 1, torneio automobilístico mais famoso do mundo.
O time de Manchester está em negociações avançadas com Michael Sansoni, engenheiro sênior de simulação de desempenho da Mercedes, uma das equipes mais bem sucedidas da Fórmula 1. A expectativa, segundo a publicação, é que ele deixe o automobilismo e assuma o cargo de chefe de análise de dados nos Red Devils.
Entenda a provável contratação de Michael Sansoni
Dentre os muitos setores que precisam de melhorias no Manchester United, a análise de dados, na visão de Ratcliffe, é um dos mais urgentes. Em entrevista concedida ao “United We Stand” em dezembro de 2024, o empresário detonou o trabalho do clube em tal área e falou que seu objetivo é “ter o melhor recrutamento do mundo”.
— Até sermos tão bons quanto qualquer outro no mundo, não será bom o suficiente para o Manchester United. Precisamos ter o melhor recrutamento do mundo. A análise de dados acompanha o recrutamento. Ela realmente não existe aqui. Ainda estamos no século passado em termos de análise de dados. Há uma quantidade imensa de dados úteis que podemos obter com a análise de dados, e estamos na categoria ‘muito ruim’ com análise de dados aqui. Essas coisas não acontecem da noite para o dia — explicou Ratcliffe.

A provável contratação de Michael Sansoni por Ratcliffe não é por acaso. A Ineos, empresa liderada pelo magnata inglês, é acionista igualitária de um terço da Mercedes e principal parceira da equipe da Fórmula 1. Aprovada pela montadora alemã, a transferência do engenheiro é encarada como uma espécie de “mudança entre famílias”.
Formado em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica pela Universidade de Southampton, Sansoni está na Mercedes desde 2014. Como explicou em entrevista ao jornal estudantil de sua antiga universidade, o engenheiro é um dos responsáveis diretos pelo desempenho dos carros de George Russell e Andrea Kimi Antonelli (pilotos da Mercedes na Fórmula 1 em 2025) nas pistas.
— Meu papel é garantir que comecemos os testes de pista na sexta-feira de um fim de semana de corrida com o carro na melhor posição em termos de desempenho geral. Caso contrário, a sexta-feira à noite será muito longa para voltarmos ao que deveríamos estar. Após o evento, há muito trabalho de correlação. Voltamos e analisamos a física e o comportamento real do carro, e se os modelos foram precisos ou se há áreas que podemos melhorar. É um processo de aprimoramento contínuo — disse Sansoni.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
A temporada 2024/2025 do Manchester United
A goleada acachapante sofrida diante do Newcastle, no último domingo (13), selou a pior campanha do Manchester United na história da Premier League, mesmo faltando seis rodadas para o término da edição 2024/2025. Maior campeão inglês, com 20 títulos, os Red Devils somam apenas 38 pontos e amargam a 14ª colocação do torneio.
Eliminado pelo Fulham nas oitavas de final da Copa da Inglaterra, o gigante de Manchester vê a Liga Europa como a última esperança de levantar uma taça na temporada. Após empatar por 2 a 2 fora de casa, a equipe de Ruben Amorim recebe o Lyon nesta quinta-feira (17), em Old Trafford, pela volta das quartas de final da competição continental.



