Inglaterra

Manchester United vai apelar à base após lesão de Højlund

'Queridinho' de Ten Hag, Omari Forson, de 19 anos, passa na frente de Anthony e Diallo e deve ser titular contra o Fulham

Com cinco vitórias nos cinco últimos jogos, o Manchester United atravessa seu melhor momento na atual temporada. No entanto, nem tudo são flores. Apesar da excelente fase em campo, os Red Devils receberam uma péssima notícia fora das quatro linhas. Nesta sexta-feira (23), o clube anunciou que o atacante Rasmus Højlund sofreu uma lesão muscular na panturrilha e deve ficar afastado por três semanas.

O camisa 11 dinamarquês, que marcou sete gols nas últimas seis partidas da Premier League (depois de passar seus primeiros 14 jogos na competição em branco), perderá o duelo deste fim de semana, contra o Fulham, além do clássico de Manchester na rodada seguinte, diante do City, e outros dois compromissos. Sem muito tempo para lamentar a ausência de seu artilheiro, o técnico Erik Ten Hag parece já ter pensado no substituto de Højlund. E a solução, ao que tudo indica, será caseira.

Omari Forson deve ser o escolhido do treinador holandês. O jovem de 19 anos, formado nas categorias de base do Manchester United, treinou ao lado de Marcus Rashford e Alejandro Garnacho e tem boas chances de ser titular na partida deste sábado (24). Sem Højlund, as opções de Ten Hag para o setor são limitadas. Anthony Martial, por exemplo, passou por cirurgia (na virilha) em janeiro e está fora de combate pelo menos até o final de março. Diante de tal cenário, a escolha pelo garoto faz bastante sentido.

Mas quem é Omari Forson?

Omari Forson foi opção de Ten Hag no banco de reservas nas vitórias recentes do Manchester United pela Copa da Inglaterra, contra Wigan Athletic e Newport County. Além disso, atuou nos minutos finais do triunfo insano sobre o Wolverhampton, em partida válida pela Premier League, na qual deu a assistência para o gol da vitória, marcado pelo também jovem Kobbie Mainoo.

Vale destacar que este foi apenas o segundo gol da vitória na história da Premier League marcado e assistido por um adolescente. Antes disso, apenas Cristiano Ronaldo (19 anos) e Wayne Rooney (18 anos) conseguiram tal façanha. Na ocasião, o português serviu o inglês para balançar as redes pelos Red Devils contra o Liverpool, em 2005.

A decisão de Ten Hag em começar com Forson diante do Fulham é vista como um grande voto de confiança no garoto. Afinal, o jovem, que tem contrato somente até junho deste ano com o clube, parece à frente de opções de ataque mais experimentadas, como Amad Diallo e Antony.

Omari Forson iniciou sua carreira nas categorias de base do West Ham e Tottenham, tendo ingressado no Manchester United em janeiro de 2019. Após um período experimental bem-sucedido, o jovem decidiu permanecer nos Red Devils e assinou um contrato de bolsa de estudos em 2020. Assim, o adolescente mudou-se para Ashton-on-Mersey, escola parceira do United, no início da temporada sub-15 no time

No ano seguinte, em agosto de 2021, assinou seu primeiro vínculo profissional com o clube. Promissor, Forson fez parte da equipe campeã da FA Youth Cup em 2022, ao lado das atuais estrelas do time principal Mainoo e Garnacho.

Forson é um jogador de ataque versátil, e atuou principalmente como meio-campista ofensivo ou meia lateral nas equipes juvenis do United. Substituiu Højlund na vitória sobre o Wolves no início deste mês e mostrou personalidade. Rápido, habilidoso e dono de uma visão de jogo apurada, o garoto de 19 anos é mais um produto da base dos Red Devils que tem tudo para fazer sucesso.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo