Quem é a promessa islandesa escolhida por Guardiola para ser reserva de Haaland no City
Orri Óskarsson fez estreia no profissional com apenas 13 anos e impressiona com seus números
Lucas Gervazio
26/08/2024 14:40Última Atualização 2024-08 14:43
2 minutos de leitura
Não há dúvidas de que Erling Haaland é o homem gol do Manchester City de Pep Guardiola. No entanto, o técnico espanhol pensa em alternativas para o ataque, e sente que falta um substituto para o camisa 9 no elenco.
De olho em oportunidades desta janela, o clube inglês encontrou em Orri Óskarsson a chance de um negócio. Segundo informou o TheAthletic, os Citizens consideraram contratá-lo junto ao Copenhagen nesta janela.
Mesmo sem Julián Álvarez, que chegou ao Atlético de Madrid, e Oscar Bobb lesionado, Guardiola não deve contar com Orri Óskarsson nesta janela, mas o islandês é uma prioridade do City para as próximas janelas.
Considerado um dos atacantes mais promissores do futebol europeu nos últimos anos, Óskarsson chama a atenção de outros clubes e explica com os números porque é alvo de Pep Guardiola.
Quem é Orri Óskarsson, atacante cogitado no Manchester City
Orri Óskarsson é um nome que pode não ser tão familiar para os torcedores do Manchester City, mas seu talento já o coloca como uma promessa em ascensão no futebol europeu.
Nascido 2004, o atacante islandês de 19 anos tem chamado a atenção da Europa no Copenhagen, clube onde vem se destacando com atuações consistentes e gols importantes.
Com 1,86m de altura, Óskarsson é um típico centroavante nórdico, com uma combinação de força física e muita habilidade com a bola nos pés.
Nesta temporada, ele já balançou asredes sete vezes em 11 jogos, um desempenho que reflete sua evolução desde a última temporada, quando marcou 15 gols.
Óskarsson começou sua carreira de forma precoce, estreando no time principal do Grotta, clube da terceira divisão islandesa, com apenas 13 anos e 354 dias.
Seu primeiro gol veio pouco mais de um ano depois na mesma equipe, o que chamou a atenção de dirigentes do Copenhagen, que o contrataram no ano de 2020.
Sua estreia no time principal dos dinamarqueses, no entanto, só aconteceu no final da temporada 2021/22. Em 2022, ele fez sua estreia na Champions Legue, em jogo contra o Sevilla.
Ao final daquela temporada, foi emprestado ao Sonderjyske, da segunda divisão dinamarquesa, onde marcou cinco gols em 14 jogos durante a sua passagem.
Aos 19 anos de idade, Óskarsson é uma das grandes promessas europeias dos últimos anos – e os números provam que ele ainda tem muito campo para evoluir.
Com um valor de mercado avaliado em cerca de 20 milhões de euros (R$120 milhões), Óskarsson se tornou um atleta cobiçado no mercado de transferências do velho continente.
Seu contrato com o Copenhagen é válido até junho de 2028, e os dinamarqueses não devem liberá-lo por um baixo preço dentro desta janela de transferências.
Embora o Manchester City monitore de perto o jovem atacante, é improvável que ele seja contratado nesta janela, mas Óskarsson permanece no radar do clube para o futuro.
Outros clubes europeus, como Porto e Real Sociedad, também estão de olho no atacante, o que só reforça a expectativa em torno de seu potencial.