Copa da InglaterraInglaterra

Mais uma vitória das torcidas: FA reduz preço dos ingressos para a final da Copa da Inglaterra

A persistência das torcidas em seus protestos contra preços abusivos de ingresso na Inglaterra segue dando frutos. Não obstante todos os clubes sendo forçados a, pelo menos, discutir os valores praticados na venda de suas entradas, as pequenas vitórias vão aparecendo. Desta vez, foi uma mudança sensível, mas ainda assim simbólica para o momento pelo qual passa o futebol inglês: a FA anunciou uma redução de £ 5 nos ingressos de todas as categorias vendidos para a final e as semifinais da Copa da Inglaterra desta temporada.

VEJA TAMBÉM: Jogaço! A valentia do Leicester não resistiu à insistência do Arsenal até o último lance

Se, anteriormente, os torcedores eram obrigados a pagar pelo menos £ 50 por um lugar no Estádio de Wembley para a decisão da competição mais antiga do mundo e £ 35 nas semifinais, estes preços agora caíram para £ 45 e £ 30, respectivamente. Com a mesma redução, as semifinais voltam a ter entradas pelo preço que tinham há dois anos. Em comunicado oficial, a FA afirmou que vive um momento de prosperidade econômica, o que possibilita a ação. “A FA está em uma boa posição financeira, e diminuir o custo dessas partidas especiais é um reconhecimento do forte e contínuo comprometimento dos torcedores que apoiam a primeira competição do mundo.”

A explicação breve e levemente genérica é apenas uma maneira de fazer com que a ideia pareça ter saído exclusivamente da cabeça dos dirigentes, mas fica inegável que é uma consequência da crescente pressão de grupos de torcedores pela redução no preço dos ingressos em todo o futebol inglês. Em uma demonstração magnífica da força das vozes desses fanáticos, o Liverpool, na semana passada, por exemplo, cedeu às demandas de sua torcida e cancelou seus planos de aumento de preço dos ingressos, congelando por pelo menos mais dois anos os valores atuais no Anfield.

VEJA TAMBÉM: Depois de críticas até do prefeito de Liverpool, clube volta atrás e congela preço dos ingressos

No mês passado, as demandas específicas dos grupos de torcedores à FA já renderam a declaração da entidade de que se compromete a buscar uma alocação maior de ingressos para as torcidas dos dois finalistas da FA Cup. Atualmente, das 90 mil entradas disponíveis para a decisão, apenas 50 mil vão para os torcedores, enquanto o restante é distribuído entre sócios do Wembley, condados, ligas, clubes locais e instituições de caridade.

Outras conquistas recentes das manifestações dos torcedores incluem a decisão do West Ham de diminuir o preço de seus ingressos quando se mudar para o Estádio Olímpico de Londres, na próxima temporada, e a redução de preços de entradas em jogos do Sunderland, também a partir da campanha 2016/17. Mesmo clubes que parecem mais inflexíveis na discussão do tema, como o Arsenal, sofrem pressão de seus próprios torcedores e, em breve, precisarão responder a essas demandas de alguma forma, o que, por sua vez, fortalecerá ainda mais o debate, impulsionado sobretudo após o acerto do novo acordo de direitos de TV da Premier League. Quando os novos valores de fato estiverem em vigência, deverá ser ainda mais difícil ignorar a voz dos torcedores.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo