Inglaterra

Esses são os maiores técnicos da história do Liverpool (spoiler: Klopp não está no top 3)

Com a saída anunciada de Jürgen Klopp, a Trivela faz um ranking apontando quais são os seis maiores treinadores da história do Liverpool

A saída anunciada de Jürgen Klopp do comando do Liverpool ao final da temporada levantou, é claro, a discussão histórica: quem são os maiores treinadores que os Reds tiveram ao longo de sua história? A lista é grande, uma vez que estamos falando de um clube histórico, recheado de conquistas e nomes lendários. O alemão, é claro, faz parte do grupo, mas não ficou no top 3 que Trivela mostra a seguir.

Quem são os maiores técnicos da história do Liverpool?

  • 6 – Rafael Benitez

Rafael Benitez, hoje no Celta, fez história no Liverpool

Abrindo nosso top 6 está um treinador recente, que comandou o Liverpool entre 2004 e 2010, vencendo quatro troféus. Rafa Benítez chegou ao clube logo após a passagem de outro treinador histórico, Gerard Houllier, que foi responsável, entre outros, por revelar Steven Gerrard para o mundo. Até pensamos em colocar o francês nesta colocação, mas o espanhol venceu justamente por ter pego um final de trabalho ruim de seu sucessor e ter mudado as coisas em Anfield.

Foi ele quem deu a camisa 8 a Steven Gerrard e fez dele a peça central do Liverpool, posição que ele honrou até o final de sua carreira no clube. Além disso, taticamente muito avançado, principalmente para a época, Rafa Benítez foi responsável por trazer Xabi Alonso e Luis Garcia ao time, montando um Liverpool que marcou época na Europa.

Dentro da Inglaterra, Benítez venceu apenas a Copa da Inglaterra de 2005/06 e a Supercopa da Inglaterra na temporada seguinte, mas foi seu título da Champions League em 2004/05 que o coloca neste patamar na história do Liverpool. No que é provavelmente a maior final da história da competição, os Reds venceram o Milan nos pênaltis após empate em 3 a 3 no tempo normal e na prorrogação, isso após os italianos, tranquilamente o melhor time do mundo à época, terem aberto 3 a 0 no primeiro tempo. Histórico e com a marca de Rafa, o sexto maior técnico da história do Liverpool.

  • 5 – Tom Watson

Tom Watson foi treinador do primeiro título inglês do Liverpool

O quinto colocado do nosso ranking não é tão conhecido assim pelo grande público, mas há uma razão para isso: Tom Watson foi treinador do Liverpool no final do século 19 e no começo do século 20, muito tempo atrás. Também não é dos maiores vencedores da história dos Reds, mas é um dos técnicos que mais comandou o time em toda sua história, com impressionantes 19 temporadas à frente do Liverpool.

Foi com Watson que o Liverpool conquistou seus primeiros dois títulos do Campeonato Inglês, torneio do qual foi o maior vencedor na história. Foi o treinador também que trouxe para os Reds aqueles que seriam seus primeiros grandes ídolos históricos: Alex Raisbeck, Sam Hardy, Elisha Scott e Sam Raybould, exercendo um papel fundamental na construção do sentimento de pertencimento e do “ser Liverpool”.

Tom Watson foi o técnico que mais tempo ficou à frente do Liverpool, entre 1896 e 1915, conquistando duas vezes o Campeonato Inglês e uma vez a segunda divisão, para a qual foi rebaixado em 1903/04. Apesar dos números impressionantes em questão de anos, não foi o treinador que mais dirigiu a equipe, posto que fica a cargo de outro membro da lista que você vai conhecer em breve.

  • 4 – Jürgen Klopp

Jürgen Klopp deixa o Liverpool após nove anos e uma série de títulos

Aqui está Jürgen Klopp, em uma honrosa e merecidíssima quarta colocação entre os maiores técnicos do Liverpool de todos os tempos. A passagem ainda não acabou e pode acabar com mais taças, já que os Reds atualmente, sob o comando do treinador alemão, são líderes da Premier League, estão nas oitavas de final da Liga Europa, na final da Copa da Liga Inglesa e seguem vivos na Copa da Inglaterra. Ou seja, o já recheado cartel de taças de Klopp pode ficar ainda maior.

Klopp chegou humilde ao Liverpool, afirmando ser o ‘Normal One', em comparação ao termo Special One que a imprensa inglesa cunhou para José Mourinho quando este chegou ao Chelsea, no começo do século 21. Mas de normal a passagem do alemão não teve nada ele pegou um Liverpool que estava acostumado a ser meio de tabela na Premier League e que vivia um jejum de praticamente três décadas sem ser campeão inglês para devolver o clube às glórias.

Foi com Klopp que o Liverpool ganhou sua primeira — e até agora única — Premier League, venceu sua sexta Champions League, além de ter conquistado outros cinco títulos até o momento. E foi o treinador alemão que trouxe aos Reds nomes como Mohammed Salah, Virgil van Dijk, Alisson, Sadio Mané e Roberto Firmino, jogadores históricos de Anfield. Com isso, antes mesmo de fechar de vez sua história, Klopp é top 4 na história do Liverpool.

  • 3 – Kenny Dalglish

Kenny Dalglish foi lendário como jogador e treinador do Liverpool

Se há alguém com história no Liverpool, esse é Kenny Dalglish. Lendário como jogador do Liverpool, ele também é um dos maiores técnicos da história do clube e fica com nossa medalha de bronze neste ranking. Foram 13 anos como jogador dos Reds até 1985, quando Joe Fagan deixou o comando da equipe e Dalglish passou a exercer o cargo de jogador-treinador, o primeiro na história do time inglês.

Em seu começo como treinador do Liverpool, Dalglish simplesmente dominou a Inglaterra com três títulos e dois vice-campeonatos em cinco anos. Por conta da tragédia de Heysel, no entanto, quando clubes ingleses foram banidos de competições europeias por causa do hooliganismo, ele não teve a oportunidade de comandar seu time em torneios como a Copa dos Campeões da Europa, o que, no entanto, não diminui sua passagem.

Outra tragédia, aliás, marca a história de Dalglish como treinador do Liverpool. Ele era o treinador do time durante o desastre de Hillsborough, quando 96 pessoas perderam a vida em um dos incidentes que mudou para sempre a história do futebol inglês. O escocês esteve presente na maior parte dos funerais à época e sua presença no desenrolar do desastre foi diversas vezes aclamada pela imprensa britância como ‘heroica e decisiva'. Lenda como jogador, técnico e fora das quatro linhas, Dalglish é um dos maiores da história do Liverpool, dominou a Inglaterra como jogador e treinador e, por isso, é nosso terceiro colocado.

  • 2 – Bob Paisley

Bob Paisley foi o treinador que mais títulos conquistou comandando o Liverpool

Com a medalha de prata no nosso ranking está Bob Paisley, outro que foi jogador do Liverpool — único time pelo qual atuou — e depois chegou ao posto de treinador. Atuando em campo, teve sua carreira encurtada por conta da Segunda Guerra Mundial e, por isso, em 1954, mesmo ano no qual se aposentou da carreira de atleta, passou a fazer parte da comissão técnica dos Reds. Mas sua passagem lendária começou mesmo em 1959, mesmo que ainda como auxiliar.

Foi neste 1959 que Bill Shankly (spoiler: o maior treinador do Liverpool de todos os tempos) assumiu como técnico e fundou a famosa Boot Room, espaço em Anfield onde se reunia a comissão técnica da equipe para discutir táticas e o futuro do clube. Paisley foi um dos fundadores deste local que é, para muitos, o começo da implementação de uma cultura vitoriosa no Liverpool.

Paisley virou técnico logo após a saída de Shankly, em 1974, e venceu tudo: foi seis vezes campeão inglês entre 1976 e 1983, além de vencer três Copas da Liga Inglesa seguidas em 1981, 1982 e 1983. Mas sua maior contribuição com títulos acabou ficando com as três Copas dos Campeões da Europa — atual Champions League — conquistadas em 1977, 1978 e 1981. Depois de deixar o comando em 1983, ainda foi conselheiro do Liverpool até 1992, quando teve de se aposentar de vez por conta do Alzheimer. É simplesmente o maior vencedor da história do Liverpool como técnico com nada mais, nada menos do que 19 títulos conquistados.

  • 1 – Bill Shankly

Bill Shankly, o criador do que é o Liverpool como conhecemos hoje

Nada menos do que 783 jogos no comando do Liverpool para o maior treinador de todos os tempos dos Reds, Bill Shankly. Por mais que não tenha tantos troféus quanto seu sucessor, Shankly é tido até hoje como o criador da ideologia que tornou o Liverpool um clube extremamente vitorioso, sendo a equipe que mais conquistou o Campeonato Inglês na era pré-Premier League e o time da Inglaterra que mais vezes ganhou a Champions League.

Fundador da Boot Room, citada acima, foi ele quem, para muitos, salvou o Liverpool da desgraça. Quando ele chegou, em 1959, o time estava capenga em todos os sentidos: disputava a segunda divisão e não tinha estrutura alguma em seu estádio e centro de treinamentos. Shankly mudou isso. Aos poucos trouxe nomes como St. John, Roger Hunt e Tommy Lawrence, que se tornaram lendas do clube, e colocou o Liverpool de volta na rota das vitórias.

Se não fosse por Bill Shankly, nenhum dos treinadores supracitados nesta lista provavelmente teria dirigido o Liverpool, que só é o colosso do futebol que é hoje por conta de sua presença. Um treinador lendário, tido por muitos como o maior técnico inglês de todos os tempos, dono de uma estátua em Anfield e de um lugar eterno no coração dos torcedores dos Reds.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.
Botão Voltar ao topo