Inglaterra

O que os últimos amistosos do Liverpool indicam sobre a ‘Era Arne Slot’

Clube disputou dois amistosos nesse domingo (11) e indicou mudanças sob o comando do novo treinador

O Liverpool concluiu neste domingo (11) a pré-temporada com a realização de dois amistosos no mesmo dia, contra o Sevilla e o Las Palmas, em Anfield. O primeiro terminou em vitória inglesa por 4 a 1 e o segundo teve um empate por 0 a 0 como placar definitivo. 

Os jogos aconteceram uma semana antes da estreia na Premier League, marcada para o próximo sábado (17), contra o Ipswich Town. Por isso, eles também foram a última chance do novo treinador, Arne Slot, fazer seus testes antes dos jogos começarem para valer.

Ao mesmo tempo, os amistosos também ofereceram ao público a chance de antecipar como será o trabalho do holandês, que assumiu os Reds depois de um período de nove anos de Jürgen Klopp.

Formação sem muitas novidades

A primeira impressão tática é de pouca inovação na formação da equipe. Nos dois amistosos de hoje, separados por pouco mais de uma hora, Slot manteve o Liverpool escalado num 4-3-3, esquema que foi predominante durante toda a Era Klopp.

O time se popularizou com quatro defensores, um volante, dois meias, dois pontas e um atacante central — e tudo indica que isso será mantido para a temporada 2024/25.

Construção de jogo desde a defesa

Por outro lado, uma mudança já percebida foi o modo como os Reds pretendem construir seu jogo de posse de bola.

Com Klopp, era comum que o Liverpool optasse pela bola longa e por um modelo de jogo que chegasse ao campo de ataque com a maior velocidade possível, beneficiando as características de pressão e intensidade do elenco.

Com Slot, a tendência é um padrão um pouco diferente. O gol marcado por Luis Díaz, no amistoso contra o Sevilla, concluiu uma jogada que começou a ser construída a partir da saída de bola de Alisson — por mais que o goleiro também tenha optado por um lançamento. Isso pode indicar um Liverpool mais paciente com a bola em 2024/25.

Outro indício é que o principal alvo do clube no mercado é o espanhol Martín Zubimendi, volante mais conhecido pela criatividade com a bola no pé do que pela intensidade sem ela.

Diogo Jota será o 9?

Outra dúvida diz respeito ao time titular de Arne Slot. A defesa deve ser a mesma da última temporada: Alisson, Alexander-Arnold, Konaté, Van Dijk e Robertson.

Até por isso, o treinador mesclou os titulares entre os dois amistosos. Alisson, Arnold e Van Dijk jogaram ao lado de Quansah e Tsimikas contra o Sevilla. Konaté e Robertson iniciaram a partida contra o Las Palmas, ao lado de Kelleher, Bradley e Phillips.

Mas, do meio para frente, talvez os times escolhidos tenham dado mais pistas. Dominik Szoboszlai e Mac Allister devem começar a temporada como titulares e foram escalados juntos para enfrentar o Sevilla. Ao lado deles, quem jogou foi Ryan Gravenberch. Cutis Jones e Harvey Elliott, que competem pela posição, jogaram a partida contra o Las Palmas, ao lado de Wataru Endo.

Liverpool FC v Sevilla FC Diogo Jota of Liverpool during the Liverpool FC v Sevilla FC pre-season friendly match at Anfi
Diogo Jota durante a pré-temporada do Liverpool (Foto: IMAGO / Every Second Media)

Já no ataque, as pontas são de Mohamed Salah e Luis Díaz. Fica a dúvida de quem será o atacante central. No amistoso contra o Sevilla, o escolhido foi o português Diogo Jota, que inclusive deixou sua marca.

Darwin Núñez e Cody Gakpo, também cogitados para jogar, foram titulares contra o Las Palmas. Ben Doak fechou o trio. Ou seja, Jota parece estar na frente por uma posição de titular.

Como foram os amistosos

O Liverpool não teve problemas para golear o Sevilla por 4 a 1. Diogo Jota, Díaz (duas vezes) e o jovem Trey Nyoni marcaram os gols — Peque diminuiu. Já o amistoso diante do Las Palmas terminou empatado por 0 a 0.

Os Reds fizeram uma pré-temporada quase perfeita em termos de resultado. Antes desse domingo, o time já havia vencido o Bétis (1 a 0), o Arsenal (2 a 1) e o Manchester United (3 a 0).

Foto de Diogo Magri

Diogo MagriSubcoordenador de conteúdo

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da Trivela desde 2024. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja, fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN e também estive na coordenação da PL Brasil.
Botão Voltar ao topo