Inglaterra

Além de Klopp, Liverpool perderá outra peça importante ao fim da temporada

Peça importante do staff de Klopp, Andreas Schlumberger já comunicou à diretoria do Liverpool que não fica para 2024/25

O dia 26 de janeiro de 2024 ficará marcado para sempre na história do Liverpool. Afinal, foi nesta data que Jürgen Klopp anunciou que deixaria o clube ao final da atual temporada. Ídolo da instituição, o técnico alemão pegou todos de surpresa. A decisão soou como um tiro no peito dos torcedores dos Reds, que enxergam Klopp além das quatro linhas. Querido, amado e idolatrado entre os adeptos, o treinador, ao que tudo indica, não deve assumir nenhuma equipe em 2024/25. A tendência é que tire um período sabático, para descanso e curtição com a família.

O que pouca gente sabe é que o Liverpool está prestes a perder outra figura importante. Não tão importante como Klopp, claro. Entretanto, é uma peça que merece respeito pelos serviços prestados nas últimas temporadas. Chefe de recuperação e desempenho do clube, Andreas Schlumberger, também deixará os Reds no final da temporada. O profissional de 57 anos, que está no Liverpool desde dezembro de 2020, retornará à sua terra natal, a Alemanha, quando a ‘era Jürgen Klopp’ se encerrar.

Andreas Schlumberger tinha contrato com o Liverpool até o verão de 2025. Todavia, chegou a um acordo com o clube para sair antes do término do vínculo. Desse modo, além de um treinador, a diretoria dos Reds precisará encontrar um substituto para a área de atuação de Andreas. Até o momento, nenhum nome foi especulado pela imprensa inglesa.

A trajetória de Andreas Schlumberger

O Liverpool contratou Andreas Schlumberger no final de 2020, quando o profissional servia o Schalke 04. Ele chegou ao clube inglês para uma função recém-criada, focada na recuperação dos jogadores em campo após lesões. Schlumberger foi encarregado de ajudar atletas que, após concluírem a reabilitação, precisam de trabalho extra para melhorar a forma física antes do retorno ao treinamento completo, com intuito de garantir que não sofram novamente — reincidência da contusão.

Schlumberger trabalhou ao lado de Klopp no ​​Borussia Dortmund, tendo sido seu ‘treinador de reabilitação’ entre 2011 e 2015. Depois do trabalho no clube aurinegro, o profissional ingressou no Bayern de Munique e assumiu função semelhante, antes de acertar com o Borussia Mönchengladbach, em 2017. Como citado, seu último time pré-Liverpool foi o Schalke.

— Se você perguntar às pessoas nesta área (reabilitação, desempenho, recuperação), ele é o número um na Alemanha — disse Klopp dias após levar Schlumberger para Anfield.

O Liverpool se mantém na disputa pelo título da Premier League desta temporada, apesar de ter sofrido uma sucessão de contratempos com lesões de jogadores importantes, como Mohamed Salah, Alisson, Trent Alexander-Arnold e Diogo Jota. Vice-líder do certame, os Reds somam 71 pontos, mesmo número do Arsenal, que lidera por conta dos critérios de desempate. Logo atrás do time de Klopp vem o Manchester City, com 70.

Efeito Klopp: Liverpool terá de lidar com debandada

A promessa é de um verão agitado e recheado de mudanças em Anfield. Assistentes de Klopp, Pep Lijnders, Peter Krawietz e Vitor Matos também deixarão o Liverpool após o término da temporada 2023/24. Já o chefe de preparação física e condicionamento físico Andreas Kornmayer, que ficará sem contrato, tem futuro incerto. Sua permanência no clube dependerá do aval do sucessor de Klopp.

A busca pelo novo treinador do Liverpool está sendo gerenciada pelo diretor esportivo Richard Hughes, juntamente com o CEO de futebol do Fenway Sports Group (conglomerado multinacional americano de holdings esportivas e acionista majoritário do Liverpool), Michael Edwards. Plano A do clube, Xabi Alonso já comunicou que permanecerá no Bayer Leverkusen para 2024/25. Ruben Amorim, do Sporting, é um forte candidato, porém, até o momento, não há nada de concreto entre o português e os Reds. Outras opções estão sendo avaliadas pela diretoria, que deve anunciar o novo comandante nos próximos meses.

Próximos jogos do Liverpool

  • Liverpool x Crystal Palace – Premier League – 14/04
  • Atalanta x Liverpool – Liga Europa – 18/04
  • Fulham x Liverpool – Premier League – 21/04
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo