Inglaterra

O que explica o Liverpool rejeitar proposta de R$ 109 milhões por reserva?

Southampton tentou contratar Fábio Carvalho, mas o jovem português impressiona na pré-temporada dos Reds

Diferentes veículos ingleses publicaram neste domingo (4) a recusa do Liverpool de uma proposta Southampton de 15 milhões de libras (R$ 109 milhões) por Fábio Carvalho, que acabou de voltar de empréstimo.

O jovem, contratado em 2022, fez uma primeira temporada abaixo nos Reds, emprestado no ano seguinte para RB Leipzig e depois Hull City, onde voltou a mostrar ser promissor com 9 gols e 2 assistências em 20 partidas na Championship.

Agora, de volta ao Liverpool, parece estar com mais moral do que quando saiu, visto a recusa na proposta dos Saints, recém-promovidos à Premier League, de valor acima do que pagaram ao Fulham há 2 anos.

Por que Liverpool recusou proposta por Fábio Carvalho?

Conforme relatou a BBC, o português de 21 anos tem deixado boa impressão na comissão técnica de Arne Slot. Foram dois gols, incluindo um belíssimo contra o rival Manchester United, em três partidas na pré-temporada nos Estados Unidos.

Ele iniciou todos os três duelos como titular, sempre na ponta esquerda. Não apenas quando “estava valendo” que Fábio impressionou o holandês, mas também pela dedicação e desempenho nos treinamentos.

Há também um fator tático. Com o novo treinador, o Liverpool passa a jogar em um 4-2-3-1 com um meia atrás do centroavante, onde o jogador pode como número 10 — mesmo ele preferindo a esquerda, deve ser de Luis Díaz, ainda em férias.

Inclusive, a ausência do colombiano, junto a de Darwin Núñez e Cody Gakpo, todos com folgas estendidas por Copa América ou Euro, deram o espaço ideal para que o português pudesse brilhar.

Isso, no entanto, também pode complicar Carvalho na temporada por conta da alta concorrência. Segundo o The Athletic, ele quer ficar, mas desde que seja como um “jogador-chave”, com minutos em campo, podendo aceitar um clube menor para ter oportunidade.

O Liverpool também quer a permanência, a não ser que venha uma proposta considerada irrecusável que faça mudar de ideia e vender o atleta com contrato até 2027. Outro empréstimo está descartado.

A pré-temporada nos EUA finalizou e agora eles retornarão para o Reino Unido, onde a discussão sobre a função de Carvalho e seu futuro será realizada.

O Southampton parece a fim de tirar o atleta, só não se sabe até que ponto eles forçariam.

Antes da proposta recém-recusada, o time do sul da Inglaterra já tinham demonstrado interesse em janeiro. Mas, talvez pela recusa dos Reds, os Saints acelerem as conversar pelo meia Matt O'Riley, do Celtic.

Fábio Carvalho durante pré-temporada do Liverpool
Fábio Carvalho durante pré-temporada do Liverpool (Foto: Imago)

Carvalho é ‘mister' Championship e precisa mostrar mais no alto nível

Cria da base do Fulham, o jovem rapidamente ganhou espaço e mostrou bom nível. Em 2020, ainda alternando entre o sub-21 e o principal, não emplacou uma grande sequência no time que caiu da elite inglesa.

Já na temporada 21/22, quando o clube londrino estava na segunda divisão inglesa, Fábio Carvalho, então com 18 anos, mostrou o porquê das convocações para Inglaterra e Portugal na base ao participar de 18 gols em 36 rodadas no ano, essenciais no acesso à Premier.

Esse nível na Championship foi repetido no Hull City entre janeiro e junho deste ano. Nas duas campanhas, o português teve 29 participações entre gols ou assistências em 56 jogos pelo segundo escalão inglês.

Quando teve uma experiência fora disso, foi mal. Na primeira temporada no Liverpool, sofreu a se adaptar a intensidade de Jürgen Klopp e somou média de 33 minutos em campo em 22 partidas.

No RB Leipzig, na primeira parte da temporada 23/24, não marcou ou deu assistência em 15 jogos, sendo titular apenas duas vezes.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo