O que explica o Liverpool rejeitar proposta de R$ 109 milhões por reserva?
Southampton tentou contratar Fábio Carvalho, mas o jovem português impressiona na pré-temporada dos Reds
Diferentes veículos ingleses publicaram neste domingo (4) a recusa do Liverpool de uma proposta Southampton de 15 milhões de libras (R$ 109 milhões) por Fábio Carvalho, que acabou de voltar de empréstimo.
O jovem, contratado em 2022, fez uma primeira temporada abaixo nos Reds, emprestado no ano seguinte para RB Leipzig e depois Hull City, onde voltou a mostrar ser promissor com 9 gols e 2 assistências em 20 partidas na Championship.
Agora, de volta ao Liverpool, parece estar com mais moral do que quando saiu, visto a recusa na proposta dos Saints, recém-promovidos à Premier League, de valor acima do que pagaram ao Fulham há 2 anos.
Por que Liverpool recusou proposta por Fábio Carvalho?
Conforme relatou a BBC, o português de 21 anos tem deixado boa impressão na comissão técnica de Arne Slot. Foram dois gols, incluindo um belíssimo contra o rival Manchester United, em três partidas na pré-temporada nos Estados Unidos.
Ele iniciou todos os três duelos como titular, sempre na ponta esquerda. Não apenas quando “estava valendo” que Fábio impressionou o holandês, mas também pela dedicação e desempenho nos treinamentos.
Fabio with the opener 🙌
— Liverpool FC (@LFC) August 4, 2024
Há também um fator tático. Com o novo treinador, o Liverpool passa a jogar em um 4-2-3-1 com um meia atrás do centroavante, onde o jogador pode como número 10 — mesmo ele preferindo a esquerda, deve ser de Luis Díaz, ainda em férias.
Inclusive, a ausência do colombiano, junto a de Darwin Núñez e Cody Gakpo, todos com folgas estendidas por Copa América ou Euro, deram o espaço ideal para que o português pudesse brilhar.
Isso, no entanto, também pode complicar Carvalho na temporada por conta da alta concorrência. Segundo o The Athletic, ele quer ficar, mas desde que seja como um “jogador-chave”, com minutos em campo, podendo aceitar um clube menor para ter oportunidade.
O Liverpool também quer a permanência, a não ser que venha uma proposta considerada irrecusável que faça mudar de ideia e vender o atleta com contrato até 2027. Outro empréstimo está descartado.
A pré-temporada nos EUA finalizou e agora eles retornarão para o Reino Unido, onde a discussão sobre a função de Carvalho e seu futuro será realizada.
O Southampton parece a fim de tirar o atleta, só não se sabe até que ponto eles forçariam.
Antes da proposta recém-recusada, o time do sul da Inglaterra já tinham demonstrado interesse em janeiro. Mas, talvez pela recusa dos Reds, os Saints acelerem as conversar pelo meia Matt O'Riley, do Celtic.
Carvalho é ‘mister' Championship e precisa mostrar mais no alto nível
Cria da base do Fulham, o jovem rapidamente ganhou espaço e mostrou bom nível. Em 2020, ainda alternando entre o sub-21 e o principal, não emplacou uma grande sequência no time que caiu da elite inglesa.
Já na temporada 21/22, quando o clube londrino estava na segunda divisão inglesa, Fábio Carvalho, então com 18 anos, mostrou o porquê das convocações para Inglaterra e Portugal na base ao participar de 18 gols em 36 rodadas no ano, essenciais no acesso à Premier.
O Liverpool oficializa a chegada de Fábio Carvalho, grande revelação da Championship com o Fulham https://t.co/2bzxeIDWnI
— Trivela (@trivela) July 3, 2022
Esse nível na Championship foi repetido no Hull City entre janeiro e junho deste ano. Nas duas campanhas, o português teve 29 participações entre gols ou assistências em 56 jogos pelo segundo escalão inglês.
Quando teve uma experiência fora disso, foi mal. Na primeira temporada no Liverpool, sofreu a se adaptar a intensidade de Jürgen Klopp e somou média de 33 minutos em campo em 22 partidas.
No RB Leipzig, na primeira parte da temporada 23/24, não marcou ou deu assistência em 15 jogos, sendo titular apenas duas vezes.