Premier League

O Liverpool oficializa a chegada de Fábio Carvalho, grande revelação da Championship com o Fulham

O Liverpool ficou a um triz de levar Fábio Carvalho na janela de inverno e confirma o meia de 19 anos para a próxima temporada

O Liverpool atravessa um mercado de transferências muito bom para reforçar o seu setor ofensivo. Perdeu Sadio Mané, é verdade, mas conseguiu a renovação de Mohamed Salah e trouxe Darwin Núñez para o comando do ataque. Já neste domingo, os Reds oficializaram um negócio dado como certo desde janeiro: a compra de Fábio Carvalho, grande revelação da última edição da Championship. O meia português de 19 anos gastou a bola para auxiliar o acesso do Fulham e vai dar um salto bem maior na Premier League. O clube paga €9 milhões, em contrato de cinco anos.

Nascido na região de Lisboa, Fábio Carvalho chegou a passar pela base do Benfica durante a infância. Porém, se mudou com a família para Londres quando tinha 11 anos e logo defenderia o Fulham. O meia fez toda a sua formação com os Cottagers e logo começou a frequentar as seleções de base da Inglaterra – tempos depois, no sub-21, optou pela seleção de Portugal. A partir da temporada 2020/21, ganhou suas primeiras chances como profissional no Fulham. Chegou a participar da reta final da Premier League, quando os londrinos foram rebaixados, e anotou um gol em quatro jogos.

A explosão de Fábio Carvalho ocorreu mesmo na última Championship. Pela segunda divisão, teria mais chances de se desenvolver com o Fulham. E mostrou-se muitíssimo preparado para isso. O adolescente foi titular absoluto na equipe de Marco Silva, perdendo apenas algumas partidas da campanha por lesão durante o primeiro turno. Não foi isso que impediu o Liverpool de querer contratá-lo em janeiro, mas os detalhes do acordo não foram fechados em tempo hábil e a transferência não se concretizou na janela de inverno.

O tempo de espera foi até bom para o Liverpool, que teve mais certeza do talento que adicionaria ao seu elenco, com o altíssimo nível de Fábio Carvalho mantido na metade final da segunda divisão. O meia marcou dez gols e deu oito assistências, sendo um dos motivos ao ataque arrasador dos Cottagers – mesmo que Aleksandr Mitrovic e Harry Wilson chamassem mais atenção. O prodígio ofereceu alguns lances plásticos e virou xodó, eleito inclusive para o time ideal da temporada na Championship.

O Fulham já parecia pequeno para o talento de Fábio Carvalho, mesmo voltando à Premier League. Ele poderia escolher seu caminho e optou pelo Liverpool. “É um sentimento incrível estar aqui, em um dos maiores clubes do mundo, se não for o maior. Estou feliz de estar aqui e mal posso esperar para começar. Assim que ouvi que o Liverpool estava interessado, só havia um pensamento na minha mente, que era assinar com eles e tentar estar com o time. Espero conquistar grandes coisas. Falei com todos e com o técnico, sinto como algo tão natural. Quando isso acontece, é muito mais fácil tomar sua decisão”, afirmou o jovem.

Outro igualmente empolgado é Jürgen Klopp: “É ótimo finalmente poder dar boas-vindas a Fábio e apresentá-lo adequadamente aos nossos torcedores. Que talento ele tem, ein? Um jogador que pode trazer um estádio a seus pés. Ele coloca sua personalidade nas atuações, é confiante e aventureiro com a bola. Ele quer fazer as coisas acontecerem. É um jogador versátil e uma grande ameaça ofensiva, com sua criatividade e dinamismo. Foi uma temporada maravilhosa com o Fulham e Fábio foi um digno ganhador do reconhecimento individual que ele recebeu”.

“Não preciso dizer, mas vale lembrar a todos que ele, logicamente, precisa de paciência. É um passo à frente, mas sabemos que ele é mais do que capaz de conseguir, e é por isso que estávamos ansiosos há tanto tempo para assinar com ele. Ele tem o ambiente perfeito aqui para aprender e se desenvolver. Terá um vestiário cheio dos melhores professores do futebol, que o ajudarão a se estabelecer e a se adaptar. Com a gente, um jogador com o perfil de Fábio terá oportunidade e espaço para melhorar, aprender e se desenvolver ainda mais. Estou ansioso para trabalhar com ele e vê-lo com a camisa vermelha”, complementou o treinador.

Numa equipe agressiva como a do Fulham, Fábio Carvalho não deve encontrar muitas dificuldades de adaptação ao estilo de jogo do Liverpool. A questão maior estará no nível da Premier League e nas expectativas que o português carregará a partir de agora. Todavia, deve ser um nome lançado aos poucos por Jürgen Klopp. Por aquilo que produziu na Championship, já dá para saber que os Reds têm em mãos um talento que pode se desenvolver bastante se mantiver o ritmo deste último ano.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo