Inglaterra

Como negócio envolvendo o Getafe pode ser bom para o Liverpool

A FSG, proprietária do Liverpool, entra em negociação para compra do clube espanhol Getafe, da primeira divisão da La Liga

A Fenway Sports Group, proprietário do Liverpool, estuda a possibilidade de compra da equipe espanhola Getafe, que integra LaLiga.

De acordo com o jornal britânico “The Telegraph”, a ação faz parte de uma ambição de se tornar uma rede de futebol multi-clube, já que a FSG passou por uma reestruturação no seu departamento de futebol no ano passado e planeja comprar um clube que complemente sua gestão do Liverpool.

Com a reformulação, Michael Edwards, que foi diretor dos Reds entre 2016 e 2022, retornou ao grupo na função de diretor executivo de futebol com a responsabilidade de assumir um novo clube. Houve investidas para comprar o francês Bordeaux e outro clube espanhol, o Málaga, mas as tentativas não seguiram.

Um porta-voz da FSG confirmou ao “Telegraph” que a empresa ainda está estudando suas opções em um processo “para avaliar empreendimentos alinhados às prioridades estratégicas da organização”, embora neste momento ainda não se saiba se uma aquisição total do clube espanhol ocorrerá.

A decisão pela compra de um novo clube de futebol está alinhada ao modelo de atuação da FSG, que já possui equipes em diferentes esportes, como o Boston Red Sox na MLB, liga de beisebol, e o Pittsburgh Penguins na NHL, liga de hóquei no Gelo.

John Henry, principal acionista da FSG e do Liverpool, e esposa (Foto: Imago)
John Henry, principal acionista da FSG e do Liverpool, e esposa (Foto: Imago)

O Getafe finalizou a última temporada de LaLiga em 13º lugar e a atual gestão pretende inaugurar um novo estádio em 2028. O sinal foi acolhido pelo Fenway Sports Group, que busca seguir os passos de conglomerados como o Grupo City e o Qatar Sports Investment, que controla o PSG.

Na avaliação da empresa, a compra também seria proveitosa, já que o clube disputa a primeira divisão espanhola e abriria caminhos para oferecer experiência a jovens talentos, com a possibilidade de se desenvolver em uma liga competitiva antes de subirem ao time principal do Liverpool. Além disso, também é um caminho mais fácil para os Reds contratarem eventuais joias espanholas.

Liverpool viveu ótima temporada com dedo da FSG

A temporada da Premier League 2024/25 certamente é a ser lembrada pelo Liverpool. O clube inglês se tornou campeão inglês pela 20ª vez após vencer o Tottenham por 5 a 1. Os Reds se mostraram resilientes e dominaram a tabela do início ao fim.

Mas para além do acerto com o elenco, houve triunfo também na escolha do treinador. Arne Slot conquistou o seu primeiro troféu depois que assumiu a sucessão de Jürgen Klopp.

O treinador não foi uma escolha qualquer. Faz parte do trabalho em parceria entre Michael Edwards, CEO do Fenway Sports Group (FSG), e William Spearman, doutor em Física pela Universidade de Harvard, que definiram inicialmente o ponto principal que seria esperado do novo técnico: a continuidade do trabalho iniciado por Klopp.

Liverpool FC v Crystal Palace FC – Premier League
Liverpool após conquista da Premier League Foto: IMAGO

Slot até tinha a concorrência de nomes mais badalados, como Xabi Alonso, Roberto De Zerbi e Rúben Amorim, mas Arne Slot assumiu o favoritismo. O treinador estava no Feyenoord entre 2021 e 2024, onde venceu uma liga holandesa e a Copa da Holanda.

Foto de Carol Guerra

Carol GuerraRedatora de esportes

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com passagens pelo Globo Esporte, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco.
Botão Voltar ao topo