Inglaterra

Zero reforço e algumas saídas: técnico do Liverpool defende postura na janela

Sem reforços confirmados para a temporada, Arne Slot se pronunciou após saídas de jovens talentos

Sete dias separam o Liverpool – e todos os clubes da Inglaterra – do fim da janela de transferência. Na próxima sexta-feira, 30 de agosto, quem contratou, contratou. Quem não fez, só em janeiro de 2025.

Na atual janela, foi a primeira vez em muitos anos que o Liverpool não fez sequer uma contratação. E, para piorar, a equipe ainda se desfez de duas das suas principais promessas para o futuro.

Do início da semana até aqui, além de não ter ver nenhuma nova peça chegando, os torcedores dos Reds tiveram que se despedir do zagueiro Sepp van den Berg e do atacante Fabio Carvalho, que assinaram com o Brentford, e do meio-campista Bobby Clark, que partiu rumo ao RB Leipzig.

Apesar dos 56 milhões de euros (cerca de R$ 345 milhões) arrecadados nas três transferências, alguns fãs questionaram a decisão de se desfazer dos jovens, já que o clube ainda não fez nenhuma contratação desde que Slot assimiu o comando da equipe no lugar de Jürgen Klopp.

O holandês, então, precisou se defender. Arne garante que os três nomes que deixaram a equipe nesta janela teriam pouco ou quase nenhum espaço no elenco principal do Liverpool. E ainda fez questão de afastar qualquer acusação de que não querer trabalhar com jovens.

— Neste time, ainda temos muitos jogadores formados na casa e um deles [Trey Nyoni] treina conosco diariamente, que tem apenas 17 anos. Este clube sempre trará bons jovens e é sempre um desafio encontrar o momento certo para colocá-los em campo — destacou o treinador

‘É melhor deixá-los ir': Arne Slot defende saída de jovens

Entre as peças que deixaram o Liverpool nesta janela, a saída de Bobby Clark foi a que mais impactou no torcedor. O jogador era visto como uma das principais joias que ficaram conhecidas como “Meninos de Klopp”.

Clark, Jayden Danns e Lewis Koumas se destacaram no título da Copa da Liga Inglesa na temporada passada, principalmente na classificação contra o Southampton. Clark ainda teria destaque na temporada, só que desta vez nas oitavas de final Europa League, contra o Sparta Praga, quando anotou um gol e deu uma assistência.

Números de Bobby Clark no Liverpool na temporada 2023-24

  • Jogos: 12
  • Gols: 1
  • Assistências: 2

O destaque da jovem promessa na temporada passada, apesar do pouco espaço, não foi o suficiente para convencer Arne Slot a manter o jogador no clube, lhe oferecendo mais oportunidades.

Em contrapartida, Clark queria certeza que jogaria no time principal do Liverpool na Premier League, e não somente nas copas como foi a temporada passada.

Assim como também queria afastar a possibilidade de voltar a jogar competições de base, uma vez que já havia dado o passo para o profissional. A saída, então, era a única opção.

‘Temos uma responsabilidade com os jogadores. Se eles querem jogar e não é possível conosco, então você tem que, na minha opinião, deixá-los se desenvolver em outro lugar. É melhor para eles e também para o clube deixá-los ir', finalizou.

A resposta de Arne sobre interesse em goleiro do Valência

Apesar de ainda não ter gastado um tostão na atual janela de transferência, o Liverpool se mantém atento às possibilidades e necessidades dentro do elenco.

Durante o verão europeu, alguns rumores sobre as saídas de alguns líderes do elenco surgiram na imprensa europeia. O zagueiro Van Dijk e o atacante Salah tiveram seus nomes ligados a possíveis transferências. Mas, para a alegria do torcedor, tudo não passou de um boato.

A estratégia do Liverpool de não gastar na atual janela, então, pode ser já um planejamento para quando esses nomes estiverem próximos de deixar o clube. O mesmo acontece com o nome que pode suceder o brasileiro Alisson na meta da equipe.

Giorgi Mamardashvili pode ser o próximo goleiro do Liverpool. Foto: Imago
Giorgi Mamardashvili, do Valência, é o favorito da diretoria do Liverpool para substituir Alisson. Foto: Imago

Segundo o The Athletic, o Liverpool monitora a situação do goleiro do Valência, Giorgi Mamardashvili, de 23 anos, para substituir o brasileiro a partir da próxima temporada. Os clubes já teriam chegaram a um acordo de 40 milhões de euros (R$ 240 milhões) para a transferência do arqueiro em julho de 2025.

Questionado sobre a possibilidade de Mamardashvili jogar pelo Liverpool, Arne foi categórico em garantir que não fala sobre jogadores que não são da equipe.

— Você já sabe a resposta. Se um acordo for fechado, você ouvirá de nós, até esse momento não falamos sobre transferências de jogadores que não são nossos — disse o treinador.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo