Zero reforço e algumas saídas: técnico do Liverpool defende postura na janela
Sem reforços confirmados para a temporada, Arne Slot se pronunciou após saídas de jovens talentos
Sete dias separam o Liverpool – e todos os clubes da Inglaterra – do fim da janela de transferência. Na próxima sexta-feira, 30 de agosto, quem contratou, contratou. Quem não fez, só em janeiro de 2025.
Na atual janela, foi a primeira vez em muitos anos que o Liverpool não fez sequer uma contratação. E, para piorar, a equipe ainda se desfez de duas das suas principais promessas para o futuro.
Apesar dos 56 milhões de euros (cerca de R$ 345 milhões) arrecadados nas três transferências, alguns fãs questionaram a decisão de se desfazer dos jovens, já que o clube ainda não fez nenhuma contratação desde que Slot assimiu o comando da equipe no lugar de Jürgen Klopp.
After an incredible 3 years at @liverpoolfc, I've decided it's time for a new challenge. I've learned so much during my time at the club and am very thankful for the opportunities and experiences I've had. Thank you to all the fans who supported me on this journey #ynwa ❤️ pic.twitter.com/kGxL7zz8d7
— Bobby clark (@Bobbylclark10) August 22, 2024
O holandês, então, precisou se defender. Arne garante que os três nomes que deixaram a equipe nesta janela teriam pouco ou quase nenhum espaço no elenco principal do Liverpool. E ainda fez questão de afastar qualquer acusação de que não querer trabalhar com jovens.
— Neste time, ainda temos muitos jogadores formados na casa e um deles [Trey Nyoni] treina conosco diariamente, que tem apenas 17 anos. Este clube sempre trará bons jovens e é sempre um desafio encontrar o momento certo para colocá-los em campo — destacou o treinador
‘É melhor deixá-los ir': Arne Slot defende saída de jovens
Entre as peças que deixaram o Liverpool nesta janela, a saída de Bobby Clark foi a que mais impactou no torcedor. O jogador era visto como uma das principais joias que ficaram conhecidas como “Meninos de Klopp”.
Clark, Jayden Danns e Lewis Koumas se destacaram no título da Copa da Liga Inglesa na temporada passada, principalmente na classificação contra o Southampton. Clark ainda teria destaque na temporada, só que desta vez nas oitavas de final Europa League, contra o Sparta Praga, quando anotou um gol e deu uma assistência.
Números de Bobby Clark no Liverpool na temporada 2023-24
- Jogos: 12
- Gols: 1
- Assistências: 2
O destaque da jovem promessa na temporada passada, apesar do pouco espaço, não foi o suficiente para convencer Arne Slot a manter o jogador no clube, lhe oferecendo mais oportunidades.
Em contrapartida, Clark queria certeza que jogaria no time principal do Liverpool na Premier League, e não somente nas copas como foi a temporada passada.
Assim como também queria afastar a possibilidade de voltar a jogar competições de base, uma vez que já havia dado o passo para o profissional. A saída, então, era a única opção.
A resposta de Arne sobre interesse em goleiro do Valência
Apesar de ainda não ter gastado um tostão na atual janela de transferência, o Liverpool se mantém atento às possibilidades e necessidades dentro do elenco.
Durante o verão europeu, alguns rumores sobre as saídas de alguns líderes do elenco surgiram na imprensa europeia. O zagueiro Van Dijk e o atacante Salah tiveram seus nomes ligados a possíveis transferências. Mas, para a alegria do torcedor, tudo não passou de um boato.
A estratégia do Liverpool de não gastar na atual janela, então, pode ser já um planejamento para quando esses nomes estiverem próximos de deixar o clube. O mesmo acontece com o nome que pode suceder o brasileiro Alisson na meta da equipe.
Segundo o The Athletic, o Liverpool monitora a situação do goleiro do Valência, Giorgi Mamardashvili, de 23 anos, para substituir o brasileiro a partir da próxima temporada. Os clubes já teriam chegaram a um acordo de 40 milhões de euros (R$ 240 milhões) para a transferência do arqueiro em julho de 2025.
Questionado sobre a possibilidade de Mamardashvili jogar pelo Liverpool, Arne foi categórico em garantir que não fala sobre jogadores que não são da equipe.
— Você já sabe a resposta. Se um acordo for fechado, você ouvirá de nós, até esse momento não falamos sobre transferências de jogadores que não são nossos — disse o treinador.