Inglaterra

Não é só Klopp: Dois importantes jogadores darão adeus ao Liverpool

Thiago Alcântara e Joel Matip, com problemas de lesões, não renovarão os seus contratos com o Liverpool no fim desta temporada

O adeus de Jürgen Klopp como técnico do Liverpool foi oficializado já em janeiro deste ano, e a decisão do próprio alemão nunca foi repensada ao longo desses últimos meses. Mas não será apenas o treinador e parte de sua comissão técnica que deixará o clube inglês no fim da temporada.

Dois jogadores em fim de contrato também estarão em campo pela última vez com a camisa dos Reds neste domingo (19), em partida contra o Wolverhampton, em Anfield, pela Premier League. Joel Matip e Thiago Alcântara não terão os seus contratos, que terminam em junho deste ano, renovados pela diretoria do Liverpool.

Passagem boa, mas com gosto de quero mais

Considerado um dos grandes meio-campistas dos últimos anos, Thiago chegou ao Liverpool após o título da Champions League, tendo custado 20 milhões de libras, pagos ao Bayern de Munique. Mesmo tendo sido uma figura importante nas primeiras temporadas, as lesões atrapalharam os últimos anos do jogador, de 33 anos. Apesar disso, Jürgen Klopp o exaltou antes da última partida do time na temporada.

— Antes de ele chegar ao Liverpool, eu acreditava que se você realmente ama futebol, faria total sentido assistir ao Thiago Alcântara jogar. Tecnicamente ele é muito bom. Um talento que poderia jogar em qualquer time do mundo, e é um privilégio para nós tê-lo aqui.

— Eu sei que as lesões vêm sendo uma frustração para ele e também para nós, mas o nível que ele é capaz de jogar quando ele está disponível é incrível. Agora vamos em uma nova direção com a família dele e só podemos desejar que eles fiquem bem. Onde quer que ele jogue agora, eu terei a alegria de assisti-lo. Um artista do jogo que só pinta lindos quadros.

O próprio Thiago se manifestou nas redes sociais nesta sexta-feira (17). O espanhol, filho do brasileiro Mazinho, mostrou gratidão pelos anos que passou em Liverpool, e se diz agora um torcedor dos Reds por toda a vida.

— Esses quatro anos foram tempos de aprendizados para mim e minha família. Algumas vitórias, algumas derrotas, mas sem dúvidas, uma experiência que mudou nossas vidas. Companheiros, técnicos, comissão e funcionários do clube: vocês são parte disso. E aos fãs, eu não tenho palavras. Saibam que vocês terão minha profunda gratidão para sempre.

Matip: um coadjuvante que deu certo

Mesmo não tendo a mesma fama de outros companheiros de time e de Virgil Van Dijk, Matip foi um jogador essencial para o Liverpool nos últimos anos. O zagueiro chegou de graça em 2016, após o fim de seu contrato com o Schalke 04, e fez mais de 200 partidas em 8 anos de Inglaterra.

Titular na conquista da Champions League, ele foi essencial nos últimos anos, mas também passou a sofrer com lesões ao longo dos últimos anos. Tanto que o zagueiro segue afastado por conta de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho, sofrida em dezembro. Mesmo assim, Klopp também falou de sua importância, e destacou que poucas pessoas viam isso.

 

— Em todos os anos que estive envolvido no futebol, não tenho certeza se encontrei muitos jogadores que fossem mais amados do que Joel Matip. Nem tenho certeza se seria possível dizer algo ruim sobre ele. Não creio que ele tenha recebido muitas manchetes ao longo dos anos, mas sempre foi uma figura muito famosa dentro do nosso grupo.

— Eu já disse antes que se tem uma pessoa que não se importaria se ele é subestimado, esse alguém é Joel, mas a verdade é que não poderíamos tê-lo avaliado melhor. Ele não apenas estabeleceu os padrões para si, mas também os estabeleceu para os outros e esta é uma das principais razões pelas quais sua estada aqui foi tão bem-sucedida.

Domingo será um dia de muitas emoções e despedidas em Anfield, na última rodada da Premier League. Mesmo que o time não dispute mais o título da competição, o que é uma frustração, ainda assim, o estádio estará provavelmente cheio e com um clima de muita paixão para se despedir de figuras tão importantes para os Reds ao longo desses últimos anos.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo