Ivan Toney que nada: Arteta diz que Arsenal não pensa em contratar centroavante
Especulações sobre a contratação de Ivan Toney surgiram nos últimos dias, mas o técnico tratou de minimizar a possibilidade. O clube tem opções no elenco para a posição

O técnico Mikel Arteta negou a ideia do Arsenal contratar um centroavante no mercado de transferências de janeiro. A negativa precisou ser dada porque o treinador foi perguntado sobre o assunto, após surgir a especulação que o clube estaria de olho em Ivan Toney, do Brentford, que está suspenso por violações de apostas até janeiro.
Arteta admitiu que o Arsenal está desempenhando abaixo do que se espera em frente ao gol, mas insiste que não há a ideia de contratar um novo centroavante na próxima janela de transferências, em janeiro. Isso aconteceu depois que Gabriel Jesus e Eddie Nketiah começaram o empate por 2 a 2 com o Tottenham no último domingo (24), quando os dois foram criticados por perder chances de fazer gols.
O Arsenal marcou 11 gols na Premier League nesta temporada, mas tem uma estatística de gols esperados (o famoso xG) de 11,38. Ou seja: a sensação que o time deveria marcar mais gols é corroborada pelos dados, já que o xG nunca é de 1,0, sempre é abaixo disso e uma chance de 0,3 já é uma chance interessante (um pênalti, por exemplo, tem xG de 0,76).
Toney custaria caro ao Arsenal – mas Arteta nega interesse
“Há várias formas de marcar gols e estamos fazendo os gols. Mas deveríamos ter feito mais com as chances que criamos”, afirmou Arteta. Foi justamente por isso que surgiu a informação que Ivan Toney era desejado pelo clube, como reportado pelo Daily Mirror. A informação desta quarta (27) no Times é que o preço inicial exigido pelo Brentford para negociar o atacante, 80 milhões de libras, fez o Arsenal desistir da ideia.
A ideia da contratação de um atacante, porém, foi negada por Arteta. “Não estamos pensando nisso (contratar centroavante em janeiro). Temos jogadores realmente bons no ataque. É verdade que neste momento temos algumas lesões. Iremos continuar com os jogadores que temos”, afirmou o treinador.
Os repórteres perguntaram se o típico camisa 9 está perdendo espaço no futebol, já que nenhuma das suas opções no elenco é um centroavante típico. O Arsenal tem Gabriel Jesus, que veste a camisa 9, Eddie Nketiah, além de Kai Havertz, contratado nesta temporada pelo clube junto ao Chelsea e pode exercer a função, embora seja meia ofensivo de origem.
“Está voltando (a presença de um típico camisa 9). Há alguns jogadores quando você olha para Harry Kane, (Erling) Haaland, Ivan Toney, (Aleksandar) Mitrovic. Você tem exemplos de jogadores que marcam muitos gols”, citou o treinador, listando Toney como um típico centroavante.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Thomas Frank: “Não quero vender Toney”
O assunto acabou se tornando assunto também na coletiva de imprensa do técnico do Brentford, Thomas Frank. Ele foi claro ao dizer que não quer que ele saia do clube quando acabar de pagar a sua punição por violações da FA por ter apostado.
Frank foi perguntado se Toney poderia sair do clube em janeiro. “Eu não sei. A única coisa que estou focando é no jogo de amanhã (quarta, 27). Nos preparamos para a janela de transferências adiante. Estamos preparados em qualquer posição se algo acontecer. Vamos ver”, disse o treinador.
“Eu não quero vender o jogador. Eu quero meus melhores jogadores. Eu disso: ‘Não o vendam’. Ivan é um jogador de nível mundial, então por que deveríamos vender um jogador assim? Quero que ele jogue aqui pelo resto do contrato, mas não cabe a mim decidir”.
Brentford e Arsenal se enfrentam nesta quarta-feira (27) no Gtech Community Stadium, pela Copa da Liga Inglesa, às 15h45 (horário de Brasília). Veja mais na Programação de TV.