Em 2021, o Tottenham terá a oportunidade de tentar resgatar uma antiga e curiosa tradição do clube com relação ao calendário: levantar algum título importante num ano terminado em 1. A coincidência impressiona mesmo: ao longo do Século XX, as duas conquistas dos Spurs no campeonato inglês da primeira divisão, bem como cinco de suas oito FA Cups (incluindo a histórica dobradinha liga + copa de 1961), além de uma – a primeira – de suas quatro Copas da Liga foram vencidas em anos encerrados por esse algarismo.

Considerando que em 1941 as competições no país estavam oficialmente suspensas em decorrência da Segunda Guerra Mundial, o Tottenham só passou em branco em 1911 e 1931. A coincidência já virou inclusive tema de canção da dupla Chas & Dave, torcedores notórios do clube e compositores de músicas que embalaram outras decisões envolvendo os Spurs. “When The Year Ends In One”, lançada antes da final da FA Cup de 1991, rememora os outros feitos “copeiros” do clube do norte de Londres.

Se após a virada do milênio ainda não houve o que comemorar em anos assim (o mais marcante foi a boa campanha na Liga dos Campeões em 2011), relembramos a partir de agora como foram essas conquistas através da história.

Clique aqui para acessar o texto no It’s A Goal, projeto do jornalista Emmanuel do Valle sobre a história do futebol inglês

*****

Além de colaborações periódicas, quinzenalmente o jornalista Emmanuel do Valle publica na Trivela a coluna ‘Azarões Eternos’, rememorando times fora dos holofotes que protagonizaram campanhas históricas. Para visualizar o arquivo, clique aqui.

Confira o trabalho de Emmanuel do Valle também no Flamengo Alternativo e no It’s A Goal.