Inglaterra

‘Isak é o melhor atacante da Inglaterra no momento, Haaland não chega nem perto’

Atacante sueco soma 13 gols e quatro assistências pelo Newcastle na atual temporada

Um hat-trick, oito gols no total e duas assistências em apenas seis jogos de Premier League. Esse foi o desempenho de Alexander Isak apenas no mês de dezembro recém-finalizado, período no qual seu time, o Newcastle, venceu quatro partidas seguidas na competição.

O sueco foi o responsável por abrir o placar na vitória mais recente contra o Manchester United, na última segunda-feira (30), quando somou outra grande atuação e ganhou o status de “melhor atacante da Inglaterra” por ídolos do futebol local, como Gary Neville e Jamie Carragher.

Isak voa no Newcastle e ganha elogios de ex-craques

Em comentários na emissora inglesa “Sky Sports”, Neville, ícone do United, definiu Isak como “fantástico” por sua fase recente e exaltou as características do centroavante, capaz de agregar com o estilo de jogo dos Magpies de diferentes formas.

— Você realmente pode ver a qualidade de seu jogo e seu movimento contra o Manchester. Ele é absolutamente fantástico e está melhorando o tempo todo. Sabemos que ele pode marcar gols, sabemos que ele pode correr, mas também seu jogo de contenção e sua ligação com os outros melhoraram cada vez mais desde que ele chegou no Newcastle — iniciou o ex-jogador.

O ídolo dos Red Devils ainda colocou o atacante da seleção da Súécia acima de Erling Haaland, do Manchester City, neste momento.

Acho que ele é o melhor atacante neste momento no país, simplesmente porque assisto muito Erling Haaland, que é um atacante de classe mundial, mas seu jogo geral não chega nem perto do nível de Isak neste momento. Isak poderia fazer o que quisesse às vezes neste jogo. Foi uma noite muito boa para ele e ele teve um dezembro devastador — completou Neville.

Carragher, ex-Liverpool, concorda que Isak é o melhor atacante do país na temporada e relembrou a primeira vez que assistiu ao centroavante no estádio, momento que percebeu que ele era diferente.

— Ele é o melhor atacante da Premier League atualmente, e não acho que tenha alguém nem perto disso agora, acho que ele é o verdadeiro destaque. Ele não é apenas um artilheiro — disse, emendando:

— Nunca vou esquecer a primeira vez que o vi jogar ao vivo. Foi há alguns anos, em Anfield, bem no começo da temporada, que ele marcou um gol, correu e o que acontece com ele é que, quando ele tem uma chance de marcar ou finalizar, ele é um daqueles atacantes que você nunca espera que ele perca, ele sempre tem aquela frieza na frente do gol — finalizou.

Neville era um lateral, Carragher um zagueiro, posições que dão aos dois a experiência para identificar um bom atacante quando veem. Mas, talvez, não melhor do que um matador como Michael Owen, ex-Liverpool e Real Madrid, outro que se juntou aos comentaristas e descreveu o quão bom tem sido acompanhar o jogador de 25 anos em 2024/25.

— Isak é de primeira classe em todos os sentidos. Ele esbanja classe. Ele é seriamente bom e o Newcastle fez bem em contratá-lo, desenvolvê-lo e alimentá-lo. Ele não estará no mercado, mas seria um dos jogadores mais procurados. Ele poderia entrar em qualquer time da Premier League nessa posição — elogiou o ex-atacante.

A impressionante forma do atacante do Newcastle

O nível em dezembro fez o sueco atingir 50 participações em gols na Premier League (43 tentos e sete assistências) em apenas 69 jogos. Na história do Newcastle, apenas Les Ferdinand (58 partidas) e Andy Cole (43) atingiram esse feito mais rápido.

Isak chegou ao St. James' Park em 2022 por incríveis 70 milhões de euros (à época R$ 357 milhões) como uma das principais contratações desde que o clube inglês foi adquirido pelo fundo soberano da Arábia Saudita.

Ele começou devagar, aquém da expectativa que criou por seu nível na Real Sociedad, e fez apenas 10 gols na primeira temporada — também atrapalhado por uma lesão na coxa que o deixou fora de três meses.

Em 2023/24, porém, mostrou seu todo seu potencial ao atingir 21 gols só no Campeonato Inglês, o terceiro maior artilheiro da última edição, atrás apenas de Palmer (22) e Halaand (27).

Se manter o nível de agora até o fim de 24/25, o centroavante deve fazer sua melhor temporada na carreira e despertar ainda mais o interesse de gigantes da Inglaterra (Arsenal e Chelsea sempre são apontados como interessados).

A evolução de Isak no Newcastle:

  • 2022/23: 27 jogos, 10 gols e três assistências
  • 2023/24: 40 jogos, 25 gols e duas assistências
  • 2024/25: 20 jogos, 13 gols e quatro assistências
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo