Inglaterra

O Ipswich Town está de volta à Premier League depois de 22 anos

Ipswich Town faz o dever de casa, vence Huddersfield e confirma acesso à elite do futebol inglês

O Ipswich Town confirmou, neste sábado (4), o retorno à Premier League após 22 anos longe da elite do futebol inglês. Jogando diante de sua apaixonada torcida no Portman Road, a equipe bateu o Huddersfield Town por 2 a 0, e se juntou ao Leicester, que garantiu o título da Championship nos últimos dias e também subiu de divisão. Os gols do jogo foram marcados por Burns e Hutchinson.

Este é o segundo acesso consecutivo do Ipswich. Na temporada passada, os The Tractor Boys disputaram a League One, que representa a terceira divisão inglesa, e conseguiram a promoção. Ao vencer o Huddersfield e garantir vaga na Premier League 2024/25, o clube repete o feito do Southampton, que entre 2011 e 2012, saiu da terceirona e alcançou a elite do futebol inglês.

Agora resta apenas uma vaga para a Premier League. E ela será disputada num playoff de acesso. Leeds United, Southampton, West Bromwich e Norwich City são os clubes que ainda lutam pela promoção.

Números da campanha do Ipswich Town

  • 46 jogos
  • 96 pontos conquistados
  • 28 vitórias
  • 12 empates
  • 6 derrotas
  • 92 gols marcados
  • 57 gols sofridos

Ipswich Town e seu passado de glórias

Em virtude das duas décadas longe da Premier League, o passado vitorioso do Ipswich Town acabou ofuscado. Pouca gente sabe, mas os The Tractor Boys já conquistaram título de Campeonato Inglês (1961/62), Copa da Inglaterra (1977/78) e até mesmo Copa da Uefa (1980/81) – atual Liga Europa. Até hoje, o clube detém um feito expressivo e histórico, sendo a única equipe britânica que nunca perdeu em casa por competições europeias – e derrotando potências mundiais, como Real Madrid, Barcelona, Milan e Internazionale.

Além das memoráveis vitórias sobre gigantes europeus e dos troféus conquistados, o Ipswich Town protagonizou um momento marcante fora dos gramados na década de 1980. Diversos jogadores do time apareceram ao lado de Sylvester Stallone e Pelé no filme “Escape to Victory”, lançado em 1981.

Russell Osman, Robin Turner, John Wark, Laurie Sivell e Kevin O’Callaghan foram os jogadores do Ipswich que participaram das gravações. Alguns deles fizeram o papel de dublês em uma das cenas. O longa-metragem também contou com a participação de Bobby Moore, lendário zagueiro da Seleção Inglesa e ídolo do West Ham.

A trajetória até o retorno à elite

O ponto de partida do Ipswich Town em busca do retorno à elite do futebol inglês se deu em 2021. Naquele ano, o clube foi vendido pelo empresário inglês Marcus Evans, proprietário da equipe desde 2007, à empresa norte-americana “Gamechanger 20”. O valor da transação chama atenção: apenas 40 milhões de libras – cerca de R$ 254,8 milhões na cotação atual.

Mais do que a mudança de proprietário, o Ipswich passou por uma verdadeira transformação interna. Dentre os nomes que mais merecem destaque estão: Mike O’Leary, antigo CEO do West Bromwich, que assumiu a presidência do clube, e Kieran McKenna, jovem técnico de 37 anos.

Natural da Irlanda do Norte, McKenna foi o grande responsável pela crescente evolução do Ipswich em campo. Ele deixou o cargo de auxiliar técnico no Manchester United para se juntar aos The Tractor Boys na temporada 2021/22, quando o clube ainda disputava a terceira divisão.

Torcedor declarado dos Red Devils, McKenna comandou o sub-18 do Tottenham antes de ingressar em seu time do coração. Porém, foi no Ipswich que o treinador ganhou notoriedade e se tornou uma das principais promessas do futebol inglês na área técnica.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo