Inglaterra

A curiosa e inusitada história da estátua de Harry Kane que nunca foi exposta ao público

Entre 2019 e 2020, a prefeitura de Waltham Forest, cidade natal de Kane, investiu na confecção da estátua; atualmente a escultura está guardada em um armazém

Maior artilheiro da história da Seleção Inglesa e do Tottenham, com 278 e 62 gols respectivamente, Harry Kane é um dos principais atacantes de sua geração. Mas será que o jogador, que nunca conquistou sequer um título na carreira, é digno de uma estátua no Reino Unido? Bom, parece que sim. Kane ganhou essa homenagem, mas o fato inusitado é que ela nunca chegou a ser exposta para o público.

Nesta semana, a “BBC” publicou uma reportagem contando essa história. Segundo o veículo de imprensa britânico, entre 2019 e 2020, a prefeitura de Waltham Forest, cidade natal de Harry Kane, investiu 7200 libras (aproximadamente R$ 38 mil na cotação da época) na confecção de uma estátua em tamanho real do atacante, que atualmente defende o Bayern de Munique. Contudo, há anos ela está guardada em um armazém sem ser exibida.

Por qual motivo a estátua de Harry Kane nunca foi exibida

A estátua de Kane foi feita em tamanho real. Concluída em 2020, Emma Best e Roy Berg, vereadores do distrito de Chingford que aprovaram o projeto, planejaram instalar a confecção em uma plataforma na estação de trem Chingford Overground. Contudo, a proposta acabou rejeitada. O motivo? O Transport of London, órgão responsável pelo sistema de transporte coletivo da capital inglesa, considerou a estátua como uma estrutura de risco.

Vale destacar que, de acordo com a reportagem, antes da proposta de colocar a estátua na estação de trem, a dupla de vereadores rejeitou a ideia de instalá-la no Ridgeway Park, um parque que fica há cerca de seis minutos de distância da estação citada.

Em entrevista a BBC, Emma Best disse ter passado “horas e horas” tentando chegar a um acordo sobre o local para instalar a estátua com as “partes interessadas”. Hoje, a escultura está guardada em um armazém. Essa informação foi descoberta por Trevor Calver, um residente da cidade. Insatisfeito com este impasse, ele revelou que está tentando encontrar a localização do monumento e quem está pagando pelo armazenamento.

– É ridículo, 7,2 libras a mais. É uma piada, mas não é engraçado -, disse Trevor.

Posicionamento do conselho de Waltham Forest

– Os projetos de financiamento comunitário são sugeridos pelos residentes e aprovados pelos conselheiros distritais, que lideram as comunicações sobre oportunidades de financiamento distrital e a entrega de projetos ou eventos que recebem financiamento.

– Todos os anos há uma orientação clara sobre o que pode e o que não pode receber financiamento comunitário, dependendo do tema correspondente. Todos os conselheiros distritais devem aprovar por unanimidade os projetos para receber financiamento comunitário do distrito. Os conselheiros devem seguir as orientações que lhes são fornecidas, que são revisadas a cada ano.

Aproximadamente 6,6 mil libras da confecção da estátua foram pagas por um fundo alocado para “iniciativas, projetos e melhorias locais” que os vereadores de cada um dos 22 distritos do bairro compartilham.

O que disse um porta-voz de Harry Kane

– Especialmente com Harry sendo o maior artilheiro de todos os tempos da Inglaterra e do Tottenham. É o que ele merece. A localização da estátua é muito importante para nós e, como Emma disse, estamos tendo alguns problemas no momento, mas quando acertarmos, ficaremos felizes em ir.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo