Inglaterra

Haaland e Alexander-Arnold começam clássico antes da hora com troca de farpas

Haaland respondeu declaração polêmica do lateral do Liverpool sobre o Manchester City e alfinetou o rival

No próximo domingo (10), a partir de 12h45 (horário de Brasília), o Anfield recebe o jogo mais aguardado da temporada do futebol inglês até o momento. Liverpool x Manchester City medem forças em uma espécie de ‘final antecipada'. Afinal, o duelo coloca frente a frente líder e vice-líder da Premier League. E antes mesmo da bola rolar, pode-se dizer que o clima já é quente entre as duas equipes. Nesta quinta-feira (7), Erling Haaland, atacante e homem-gol dos Citizens, tratou de jogar mais pimenta na rivalidade.

A verdade é que o camisa 9 norueguês deu continuidade a uma polêmica criada por Trent Alexander-Arnold, lateral-direito do Liverpool, às vésperas do confronto entres os times. Em entrevista ao canal britânico “Sky Sports”, Haaland repercutiu a declaração do jogador inglês sobre a diferença dos títulos conquistados pelos dois clubes nos últimos anos.

Na ocasião, em conversa com a revista “FourFourTwo”, Arnold defendeu a ideia de que os troféus alcançados pelo Liverpool tem um peso maior em relação aos canecos do Manchester City. O lateral usou a disparidade econômica entre as instituições para justificar sua opinião.

— Olhando para trás, para esta época, embora eles tenham conquistado mais títulos do que nós e tenham provavelmente tido mais sucesso, nossos troféus significarão mais para nós e para nossos fãs devido à situação financeira de ambos os clubes. Como ambos os clubes construíram as suas equipes e como o fizemos provavelmente significa mais para nossa torcida —, disse Arnold.

Haaland, por sua vez, discordou da polêmica declaração dada por Arnold. Contudo, optou por não entrar no mérito da discussão. O artilheiro foi além. Alfinetou o lateral do Liverpool ao afirmar que conseguiu, em um ano pelo City, um feito que os Reds não atingiram em toda “Era Klopp”, que está perto do fim.

— Se ele quiser dizer isso, tudo bem. Estou aqui há um ano e ganhei a tríplice (tríplice coroa). Foi uma sensação ótima. Não acho que ele conheça essa sensação… O Liverpool pode falar o quanto quiser, ou Trent Alexander-Arnold pode falar o quanto quiser. Não sei por que ele faz isso, mas não me importo —, disse Haaland à Sky Sports.

Com 62 pontos conquistados, o Manchester City ocupa o segundo lugar da Premier League. Invicto há 20 jogos englobando todas as competições, os Citizens vem de três vitórias consecutivas no torneio nacional e prometem aumentar ainda mais o ritmo nesse sprint final de temporada. O objetivo do clube é conquistar o tetracampeonato inédito da Premier League e o bi da Champions League.

O Liverpool também busca algo inédito em 2023/2024: faturar os quatro troféus que disputa na temporada. Líder da Premier League, com 63 pontos ganhos, os Reds recentemente bateram o Chelsea e conquistaram a Copa da Liga Inglesa. A equipe de Klopp segue viva em outras duas frentes: Liga Europa (oitavas de final) e Copa da Inglaterra (quartas de final).

Afinal de contas, Arnold tem razão?

Não estamos aqui para entrar no mérito de quais títulos tem mais peso. Fato é que o Liverpool e, principalmente, o Manchester City, foram os grandes protagonistas do futebol inglês nos últimos anos. Mas vamos nos atentar a fala de Alexander-Arnold sobre as diferenças de investimento entre os dois times. De certo modo, ele tem razão… É um fato refletido nas estatísticas.

De acordo com levantamento do Observatório de Futebol do CIES, nas últimas cinco temporadas o Manchester City gastou 1,7 bilhão de euros (aproximadamente R$ 9,3 bilhões na cotação atual) em contratações. Por outro lado, o Liverpool gastou pouco mais da metade da quantia dos rivais no mercado da bola: 880 milhões de euros (cerca de R$ 4,7 bilhões na cotação atual).

Títulos do Manchester City na ‘Era Pep Guardiola' (2016-presente)

  • 1 Champions League
  • 1 Supercopa da Uefa
  • 1 Mundial de clubes
  • 5 Premier Leagues
  • 2 Copas da Inglaterra
  • 4 Copas da Liga Inglesa

Títulos do Liverpool na ‘Era Jürgen Klopp' (2015-presente)

  • 1 Champions League
  • 1 Supercopa da Uefa
  • 1 Mundial de Clubes
  • 1 Premier League
  • 2 Copas da Liga Inglesa
  • 1 Copa da Inglaterra
  • 1 Supercopa da Inglaterra
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo