Em meio à crise no City, Guardiola surpreende ao definir vitória contra o Leicester
Técnico catalão celebrou os três pontos do Manchester City, que não vencia há cinco jogos
O Manchester City enfim voltou a vencer. Com gols de Savinho e Haaland, o atual tetracampeão inglês bateu o Leicester por 2 a 0, fora de casa, e encerrou uma incômoda sequência de cinco jogos sem triunfo.
Apesar dos três pontos conquistados no King Power Stadium, o time de Manchester segue distante do líder Liverpool na tabela da Premier League.
O recorte dos Citizens de outubro para cá é algo “assustador” e, por isso, Pep Guardiola definiu a vitória diante dos Foxes como “um alívio”.
— Não é uma alegria, é um alívio neste momento. Essa é a palavra que realmente expressa o sentimento que todos nós temos. Parece que fizemos coisas incríveis durante tantos anos, e agora não o fizemos. Conseguir vencer jogos é um alívio, mas temos que melhorar.
— Não foi o jogo ideal, mas neste momento é quase impossível aceitá-lo. Espero que a vitória nos dê um espírito melhor — concluiu o técnico em coletiva pós-jogo.
Última partida do City em 2024 tem fim de jejum brasileiro e reencontro de Guardiola com a vitória ✅https://t.co/XaJ1DuLkFF
— Trivela (@trivela) December 29, 2024
A péssima fase do Manchester City em números
Para quem se acostumou a empilhar taças nos últimos anos, a temporada 2024/2025 do Manchester City pode ser classificada como, no mínimo, decepcionante.
Com o acúmulo de lesões e a postura tímida da direção no mercado de transferências, a equipe de Guardiola caiu vertiginosamente de produção em campo, e agora sofre para retomar a boa forma.
As vitórias sucessivas deram lugar a derrotas dolorosas, seja na Premier League, copas nacionais ou Champions League. São nove reveses nas últimas 14 partidas.
O calvário do Manchester City: 9 derrotas nos últimos 14 jogos
- Tottenham 2 x 1 Manchester City – Copa da Liga Inglesa – 30/10
- Bournemouth 2 x 1 Manchester City – Premier League – 02/11
- Sporting 4 x 1 Manchester City – Champions League – 5/11
- Brighton 2 x 1 Manchester City – Premier League – 9/11
- Manchester City 0 x 4 Tottenham – Premier League – 23/11
- Manchester City 3 x 3 Feyenoord – Champions League – 26/11
- Liverpool 2 x 0 Manchester City – Premier League – 1/12
- Manchester City 3 x 0 Nottingham Forest – Premier League – 4/12
- Crystal Palace 2 x 2 Manchester City – Premier League – 7/12
- Juventus 2 x 0 Manchester City – Champions League – 11/12
- Manchester City 1 x 2 Manchester United – Premier League – 15/12
- Aston Villa 2 x 1 Manchester City – Premier League – 21/12
- Manchester City 1 x 1 Everton – Premier League – 26/12
- Leicester 0 x 2 Manchester City – Premier League – 29/12
Próximos passos na temporada
O Manchester City dificilmente lutará pelo título da Premier League. Afinal, além da fraca campanha dos comandados de Guardiola, o Liverpool disparou na tabela e caminha a passos largos rumo ao troféu mais importante do futebol inglês.
Na Champions League, a situação também não é nada animadora. Os Citizens amargam o 22º lugar na fase de liga e terão que buscar pontos contra Paris Saint-Germain e Club Brugge se quiserem ir ao mata-mata. A classificação direta para as oitavas de final é praticamente impossível.
A Copa da Inglaterra talvez seja o torneio mais acessível para o City buscar um título na temporada — levando em conta a eliminação da equipe na Copa da Liga Inglesa.
No dia 11 de janeiro, um sábado, o clube de Manchester recebe o Salford City, no Etihad Stadium, pela terceira rodada do mata-mata nacional.