Inglaterra

Em meio à crise no City, Guardiola surpreende ao definir vitória contra o Leicester

Técnico catalão celebrou os três pontos do Manchester City, que não vencia há cinco jogos

O Manchester City enfim voltou a vencer. Com gols de Savinho e Haaland, o atual tetracampeão inglês bateu o Leicester por 2 a 0, fora de casa, e encerrou uma incômoda sequência de cinco jogos sem triunfo.

Apesar dos três pontos conquistados no King Power Stadium, o time de Manchester segue distante do líder Liverpool na tabela da Premier League.

O recorte dos Citizens de outubro para cá é algo “assustador” e, por isso, Pep Guardiola definiu a vitória diante dos Foxes como “um alívio”.

— Não é uma alegria, é um alívio neste momento. Essa é a palavra que realmente expressa o sentimento que todos nós temos. Parece que fizemos coisas incríveis durante tantos anos, e agora não o fizemos. Conseguir vencer jogos é um alívio, mas temos que melhorar.

— Não foi o jogo ideal, mas neste momento é quase impossível aceitá-lo. Espero que a vitória nos dê um espírito melhor — concluiu o técnico em coletiva pós-jogo.

A péssima fase do Manchester City em números

Para quem se acostumou a empilhar taças nos últimos anos, a temporada 2024/2025 do Manchester City pode ser classificada como, no mínimo, decepcionante.

Com o acúmulo de lesões e a postura tímida da direção no mercado de transferências, a equipe de Guardiola caiu vertiginosamente de produção em campo, e agora sofre para retomar a boa forma.

As vitórias sucessivas deram lugar a derrotas dolorosas, seja na Premier League, copas nacionais ou Champions League. São nove reveses nas últimas 14 partidas.

O calvário do Manchester City: 9 derrotas nos últimos 14 jogos

  • Tottenham 2 x 1 Manchester City – Copa da Liga Inglesa – 30/10
  • Bournemouth 2 x 1 Manchester City – Premier League – 02/11
  • Sporting 4 x 1 Manchester City – Champions League – 5/11
  • Brighton 2 x 1 Manchester City – Premier League – 9/11
  • Manchester City 0 x 4 Tottenham – Premier League – 23/11
  • Manchester City 3 x 3 Feyenoord – Champions League – 26/11
  • Liverpool 2 x 0 Manchester City – Premier League – 1/12
  • Manchester City 3 x 0 Nottingham Forest – Premier League – 4/12 
  • Crystal Palace 2 x 2 Manchester City – Premier League – 7/12
  • Juventus 2 x 0 Manchester City – Champions League – 11/12
  • Manchester City 1 x 2 Manchester United – Premier League – 15/12
  • Aston Villa 2 x 1 Manchester City – Premier League – 21/12
  • Manchester City 1 x 1 Everton – Premier League – 26/12
  • Leicester 0 x 2 Manchester City – Premier League – 29/12
Pep Guardiola no banco de reservas do King Power Stadium
Pep Guardiola no banco de reservas do King Power Stadium (Foto: Imago)

Próximos passos na temporada

O Manchester City dificilmente lutará pelo título da Premier League. Afinal, além da fraca campanha dos comandados de Guardiola, o Liverpool disparou na tabela e caminha a passos largos rumo ao troféu mais importante do futebol inglês.

Na Champions League, a situação também não é nada animadora. Os Citizens amargam o 22º lugar na fase de liga e terão que buscar pontos contra Paris Saint-Germain e Club Brugge se quiserem ir ao mata-mata. A classificação direta para as oitavas de final é praticamente impossível.

A Copa da Inglaterra talvez seja o torneio mais acessível para o City buscar um título na temporada — levando em conta a eliminação da equipe na Copa da Liga Inglesa.

No dia 11 de janeiro, um sábado, o clube de Manchester recebe o Salford City, no Etihad Stadium, pela terceira rodada do mata-mata nacional.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo