Inglaterra

Guardiola explica vexame do Manchester City e revela motivo da crise sem precedentes

Na 5ª derrota seguida do Manchester City, Pep Guardiola falou pela primeira vez após a goleada sofrida para o Tottenham

Atual campeão da Premier League, o Manchester City vive uma crise sem precedentes — pelo menos na era Pep Guardiola. Com a goleada sofrida para o Tottenham por 4 a 0 neste sábado (23), no Etihad Stadium, pela 12ª rodada do campeonato, os Citizens chegaram a cinco derrotas consecutivas.

Essa é a pior marca da carreira do treinador espanhol, que nunca tinha perdido mais do que três jogos seguidos. Já o Manchester City viveu isso pela última vez entre as temporadas 2005/06 e 2006/07.

Naquela época, os Citizens sequer tinham sido vendidos ao Abu Dhabi United Group, que mudou o patamar do time na Inglaterra. Para piorar, a vitória dos Spurs representou o fim de uma sequência de 52 partidas de invencibilidade jogando em casa.

Então, o que explica o vexame do Manchester City contra o Tottenham? Em coletiva pós-jogo, o técnico dos Citizens culpou a fragilidade defensiva, que ficou mais evidente desde a grave lesão de Rodri, no final de setembro:

Estamos fragilizados defensivamente. Começamos muito bem, como é normal, mas não conseguimos marcar e depois sofremos, o que é difícil para as nossas emoções neste momento.

Como citado pelo espanhol, o Manchester City começou a partida pressionando os Spurs. Entretanto, as chances desperdiçadas no ataque custaram seu preço para a equipe de Guardiola, que não teve forças para reagir quando o Tottenham abriu a contagem.

  • Jogos: 19
  • Vitórias: 10
  • Empates: 4
  • Derrotas: 5
  • Gols marcados: 36
  • Gols sofridos: 25

Como Guardiola vai tirar o Manchester City dessa situação?

Foto: (Imago) - Guardiola tem plena confiança no Manchester City
Foto: (Imago) – Guardiola tem plena confiança no Manchester City

Apesar do péssimo momento dentro de campo, os Citizens não tiveram dúvidas ao assinar a renovação de contrato de Pep Guardiola na última quinta-feira (21). Vale lembrar que o antigo vínculo do técnico espanhol se encerraria em junho de 2025.

Agora, o novo contrato de Guardiola vai até meados de 2027. O treinador também não se intimidou com a possibilidade do Manchester City ser rebaixado caso seja condenado nas 115 acusações de quebra do fair play financeiro da Premier League.

O problema é que o espanhol vive o momento mais conturbado de sua passagem pelos Citizens — iniciada em 2016 –: eliminados na Copa da Liga Inglesa e a cinco pontos de distância do Liverpool no campeonato — cuja desvantagem pode aumentar ainda mais a depender do resultado deste domingo (24).

Em meio a esse cenário caótico, a pergunta que não quer calar é: como Pep Guardiola vai tirar o Manchester City dessa situação. Na opinião do técnico espanhol, tudo começa na partida desta terça-feira (26), contra o Feyenoord, no Etihad Stadium, pela 5ª rodada da Champions League:

Em oito anos, nunca vivemos esse tipo de situação. Agora temos que vivê-lo e quebrá-lo vencendo os próximos jogos, principalmente o próximo. Agora vemos as coisas de uma maneira, talvez daqui a algumas semanas vejamos de outra forma.

Essa é a primeira vez desde 1956 que o atual campeão inglês perde cinco partidas consecutivas em todas as competições. O Chelsea, há 68 anos, viveu o mesmo retrospecto. Resta saber se esse número não aumentará ainda mais.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo