Guardiola explica vexame do Manchester City e revela motivo da crise sem precedentes
Na 5ª derrota seguida do Manchester City, Pep Guardiola falou pela primeira vez após a goleada sofrida para o Tottenham
Atual campeão da Premier League, o Manchester City vive uma crise sem precedentes — pelo menos na era Pep Guardiola. Com a goleada sofrida para o Tottenham por 4 a 0 neste sábado (23), no Etihad Stadium, pela 12ª rodada do campeonato, os Citizens chegaram a cinco derrotas consecutivas.
Essa é a pior marca da carreira do treinador espanhol, que nunca tinha perdido mais do que três jogos seguidos. Já o Manchester City viveu isso pela última vez entre as temporadas 2005/06 e 2006/07.
Naquela época, os Citizens sequer tinham sido vendidos ao Abu Dhabi United Group, que mudou o patamar do time na Inglaterra. Para piorar, a vitória dos Spurs representou o fim de uma sequência de 52 partidas de invencibilidade jogando em casa.
Então, o que explica o vexame do Manchester City contra o Tottenham? Em coletiva pós-jogo, o técnico dos Citizens culpou a fragilidade defensiva, que ficou mais evidente desde a grave lesão de Rodri, no final de setembro:
Como citado pelo espanhol, o Manchester City começou a partida pressionando os Spurs. Entretanto, as chances desperdiçadas no ataque custaram seu preço para a equipe de Guardiola, que não teve forças para reagir quando o Tottenham abriu a contagem.
- Jogos: 19
- Vitórias: 10
- Empates: 4
- Derrotas: 5
- Gols marcados: 36
- Gols sofridos: 25
Como Guardiola vai tirar o Manchester City dessa situação?
Apesar do péssimo momento dentro de campo, os Citizens não tiveram dúvidas ao assinar a renovação de contrato de Pep Guardiola na última quinta-feira (21). Vale lembrar que o antigo vínculo do técnico espanhol se encerraria em junho de 2025.
Agora, o novo contrato de Guardiola vai até meados de 2027. O treinador também não se intimidou com a possibilidade do Manchester City ser rebaixado caso seja condenado nas 115 acusações de quebra do fair play financeiro da Premier League.
O problema é que o espanhol vive o momento mais conturbado de sua passagem pelos Citizens — iniciada em 2016 –: eliminados na Copa da Liga Inglesa e a cinco pontos de distância do Liverpool no campeonato — cuja desvantagem pode aumentar ainda mais a depender do resultado deste domingo (24).
Em meio a esse cenário caótico, a pergunta que não quer calar é: como Pep Guardiola vai tirar o Manchester City dessa situação. Na opinião do técnico espanhol, tudo começa na partida desta terça-feira (26), contra o Feyenoord, no Etihad Stadium, pela 5ª rodada da Champions League:
Essa é a primeira vez desde 1956 que o atual campeão inglês perde cinco partidas consecutivas em todas as competições. O Chelsea, há 68 anos, viveu o mesmo retrospecto. Resta saber se esse número não aumentará ainda mais.