Gabriel Sara mostra (de novo) o porquê de estar pronto para as grandes ligas
Meia de 24 anos revelado pelo São Paulo iniciou temporada voando no Norwich, mantendo o nível de 2022/23

O brasileiro Gabriel Sara iniciou a temporada 2023/24 da Championship com tudo. Nas duas rodadas iniciais da segunda divisão inglesa, o meia do Norwich City marcou um gol, distribuiu uma assistência, criou três grandes chances de gols aos companheiros e cedeu 13 passes decisivos (toques que resultam em finalização ou são uma pré-assistência).
Como o meia chamado “enganche” no 4-3-1-2 montado pelo técnico norte-americano David Vagner, Sara foi o grande nome dos Canários na vitória frente ao Hull City, por 2 x 1, e no empate eletrizante em 4 x 4 com o Southampton, partida na qual o brasileiro marcou um lindo gol de fora da área, além de uma assistência para Jonathan Rowe.
O desempenho de Sara nesse início de 2023/24 não fica muito longe da bela temporada de estreia que teve no Norwich, no último ano, quando foi eleito o melhor jogador do time inglês.
GOL DE GABRIEL SARA, EX-SÃO PAULO NA CHAMPIONSHIP(2°DIVISÃO DA INGLATERRA) pic.twitter.com/ZfqHz532SU
— SRdailyfut (@SRdailyfut) August 12, 2023
Inicio de Sara na nova temporada acompanha consistência em 2022/23
O meia foi negociado pelo São Paulo junto ao Norwich em julho de 2022 por 9 milhões de libras (cerca de R$ 60 milhões à época). Pela primeira vez jogando fora do Brasil, Sara não mostrou dificuldades de adaptação em sua temporada de estreia e atuou em 40 das 46 rodadas da Championship.
Inicialmente treinado por Dean Smith, que permaneceu no cargo até o fim de dezembro, o brasileiro alternou momentos como titular e reserva e atuou mais à esquerda como meio-campista na formação 4-3-3. Vale salientar que o meia vinha de lesão no tornozelo ainda em seu período no São Paulo.
Gabriel Sara deslanchou mesmo no comando de David Vagner, que chegou ao clube em janeiro desse ano. Com o estadunidense o treinando, virou o titular absoluto no meio-campo e começou a participar mais de gols.
WHAT a finish from that man ??
Gabriel Sara gets his fifth of the season to make it 3-1 at The Den ?#NCFC pic.twitter.com/QqVL3YKzZC
— Norwich City FC (@NorwichCityFC) March 5, 2023
O meia brasileiro de 24 anos fechou a temporada com sete gols (3º no elenco), quatro assistências (3º), seis grandes chances criadas (2º) e a melhor média de passes decisivos por jogo: 1,7. O desempenho, porém, não garantiu aos Canários o acesso à Premier League desse ano, fato que mostrou que a Championship não é o lugar de Sara.
As atuações de Gabriel nesse início de 2023/24, somado ao desempenho da última temporada e sua polivalência no meio-campo, mostram, mais uma vez, que o meia está preparado para atuar nas grandes ligas europeias.

Gabriel Sara foi especulado em clubes da Premier League e La Liga
Informações da imprensa inglesa apontaram um forte interesse do Atlético de Madrid, da Espanha, em março de 2023, com o West Ham, também da Inglaterra, correndo por fora.
Na atual janela de transferências não houve qualquer sondagem pelo jogador e o Norwich o trata como essencial no projeto de subir para a primeira divisão nessa temporada.
Meia brasileiro saiu da consagrada categorias de base de Cotia, do São Paulo
Gabriel Sara é, o que chama a torcida do São Paulo, um atleta “Made in (criado em) Cotia” – em alusão ao Centro de Formação de Atletas (CFA) do clube, localizado em Cotia, na região metropolitana de São Paulo.
De lá, saíram nomes como Casemiro, Lucas Moura, Antony, David Neres, Éder Militão e Rodrigo Caio, todos com passagem na Seleção Brasileira, além de jovens com potencial que já atuam no futebol europeu, casos dos zagueiros Morato, do Benfica, e Tuta, do Eintracht Frankfurt.
Da safra atual de jogadores ainda no Tricolor do Morumbi, o zagueiro canhoto Lucas Beraldo e o volante Pablo Maia parecem ser os próximos Made in Cotia a pisarem no continente europeu.