Inglaterra

Falcao fez o primeiro gol pelo United, mas sensacionais foram Di María e De Gea

Pela primeira vez, Radamel Falcao García foi decisivo pelo Manchester United. O atacante marcou o seu primeiro gol pelos Red Devils neste domingo, para definir a dura vitória sobre o Everton por 2 a 1. Outra partida em que a equipe de Louis van Gaal não demonstrou todo o potencial técnico de sua equipe. E que, como se tornou praxe nas últimas semanas em Old Trafford, teve Ángel Di María como seu melhor jogador, ao lado de David De Gea, autor de defesas espetaculares para garantir o triunfo.

Por mais que a torcida do United imaginasse um bom início de Di María no clube, ele tem conseguido superar ainda mais as expectativas. Contra os Toffees, o argentino abriu o placar e ainda deu o passe para Falcao. E o camisa 7 parece pronto para compensar cada centavo dos € 75 milhões pagos por ele. São três gols e três assistências em cinco jogos, participando de 55% dos gols do time desde então. Ainda que os Red Devils não tenham vencido todos os jogos com ele em campo, o meio-campista tem feito sua parte muito bem.

Afinal, boa parte dos lances de perigo do United neste domingo nasceu dos pés de Di María. Das 15 finalizações do time, foram seis chutes dele e outros cinco originados em seus passes – participação direta em 73,3% dos ataques. O meia mostrou que também sabe chutar de direita, abrindo o placar após bola ajeitada por Juan Mata, e levou perigo ao gol de Tim Howard em outros dois lances. O Everton buscou o empate no início da segunda etapa, com Steven Naismith completando de cabeça. Foi quando o argentino voltou a aparecer. Em um chute mascado de fora da área é que se originou a assistência, com Falcao se esticando para mandar às redes.

Já no final do jogo, quem salvou a pátria foi David De Gea. O goleiro tinha evitado o empate no fim do primeiro tempo ao pegar pênalti de Leighton Baines, que vinha de sequência de dez cobranças convertidas na Premier League. Sem poder fazer nada no tento de Naismith, o camisa 1 compensou as brechas excessivas dadas pela defesa com uma série de milagres depois do gol de Falcao. Em duas, tirou a bola do caminho das redes com a ponta dos dedos.

É uma vitória que vale bastante para o Manchester United, até pelas circunstâncias em foi conquistada, levando o time provisoriamente à quarta colocação da Premier League. No entanto, a torcida vermelha espera não passar tantos apuros assim nas próximas rodadas. Afinal, se Di María se destacou tanto individualmente, é porque o coletivo não está funcionando tão bem assim, muito dependente da qualidade do meia. E se De Gea foi tão decisivo, a defesa continua longe de se mostrar confiável. Ao menos, com a qualidade que possui no elenco, o United conta com craques que podem resolver sozinhos quando o time não está tão bem – o que é salvador em um processo de renovação como o atual.

Nos vídeos abaixo, o gol de Falcao e a defesa mais incrível de De Gea:

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo