Inglaterra

Esses malucos jogaram futebol por 72 horas seguidas

Era uma vez um grupo de 36 atletas amadores da região de Manchester. Certo dia, em virtude de uma ação de caridade, eles resolveram começar uma maratona futebolística. Pensaram que seria interessante entrar para o Guinness com a partida mais longa de futebol em toda a história.

Esses 36 heróis encararam 72 horas de jogo para arrecadar e doar esta quantia a uma clínica infantil na cidade. No estádio do colégio de Stretford, começaram a jogar no último sábado até a segunda-feira de manhã, com tempos de cinco horas.

Eles se revezavam conforme os turnos e a ação teve completo sucesso, apesar da evidente exaustão. O placar final foi de 603-462, portanto com 1065 gols, e o valor arrecadado na já ultrapassa os € 30 mil.

E se Caen x Ajaccio tentassem imitar essa maratona?

Agora façamos um exercício de imaginação com o uso de algumas estatísticas. Chamamos o matemático industrial Rodrigo Salvador para realizar alguns cálculos e fazer uma comparação interessante.

Em Stretford, 1065 gols foram marcados em 4329 minutos de bola rolando, ou 72 horas, com um tento a cada 4 minutos. Isso equivale a cerca de 48 jogos consecutivos de 90 minutos. Num confronto oficial e neste ritmo, o placar seria de 12×11.

Agora imagine se Ajaccio x Caen resolvessem fazer algo parecido na França. Sabendo-se que na Ligue 1 a maioria dos confrontos são sonolentos, estabelecemos uma média para cada gol marcado de acordo com o nível técnico apresentado pelas duas equipes francesas. (Antes de mais nada: sabemos que o Caen foi rebaixado e escolhemos esse duelo justamente por serem dois times bem ruins, fato incontestável)

Suponhamos então que os franceses demorem cerca de 68 minutos para fazer um gol. Para chegar aos 1065, precisariam de 50 dias e 8 horas para igualar a marca dos ingleses. Em outras palavras, 1207 horas, 72420 minutos ou 805 jogos consecutivos. O tento número 1065 chegaria apenas aos 15 minutos do segundo tempo do 805º jogo.

Já imaginou passar um mês e meio acompanhando um único jogo? Pois é, achamos que nem o mais apaixonado torcedor se submeteria a tal loucura.

Ajaccio x Caen stats

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo