Inglaterra

Ex-Chelsea fica indignado com prêmio a Enzo Fernández após episódio racista

Argentino se envolveu em polêmica após cantos racistas contra franceses durante comemoração do título da Copa América

A polêmica envolvendo Enzo Fernández e os cantos racistas contra franceses após o título da Copa América continua em pauta na mídia europeia.

Desta vez, o ex-jogador do Chelsea e da seleção da França Emmanuel Petit, afirmou estar surpreso em saber que o argentino deve ser o vice-capitão da equipe. 

Em entrevista ao portal Sports Mole, o atual comentarista disse acreditar que tal postura da comissão técnica do Chelsea deixou alguns jogadores infelizes.

— Isso é uma surpresa para mim, para ser honesto. Se você fizer essa pergunta a muitos jogadores no vestiário, em particular, eles dirão que não estão felizes com isso. O que aconteceu com a seleção francesa, para recompensá-lo como vice-capitão, eu não entendo — declarou Petit.

Além do comportamento inadequado do meia após o título da Copa América, o ex-jogador da França ainda pontuou que as exibições de Fernández não justificariam a posição de vice-capitão da equipe. 

— Especialmente depois da temporada que ele fez com o Chelsea na temporada passada, ele não foi um dos melhores jogadores em campo. Então, se você quer dar um presente aos jogadores, eles devem merecer. Isso deve ser entendido por todos os jogadores no vestiário, e para mim esse não é o caso — complementou o ex-jogador.

Técnico do Chelsea sai em defesa de Enzo Fernández

Durante a pré-temporada, Enzo Fernández assumiu a posição de capitão do Chelsea durante o amistoso diante do Real Madrid.

Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, Reece James, então capitão dos Blues naquele jogo, entregou sua braçadeira para o argentino ao ser substituído.

A postura do inglês acabou questionada na coletiva de imprensa pós-jogo, e o técnico Enzo Maresca afirmou que, apesar do vacilo do argentino, todos confiam em Enzo Fernández.

— Quando mudamos Reece, ele deu a braçadeira para Enzo e isso mostra como ele é tem o respeito do time. Acho que está bem claro — disse Enzo Maresca após a derrota para o Real Madrid.

Enzo Fernández se desculpou com seus companheiros de Chelsea após polêmica
Enzo Fernández se desculpou com seus companheiros de Chelsea após polêmica . Foto: Imago

Pedido de desculpas de Fernández acalmou ambiente

Inicialmente, alguns franceses do elenco do Chelsea, como Malo Gusto e Giusti, deixaram de seguir Fernández nas redes sociais. Além disso, o zagueiro Wesley Fofana chegou a repudiar a atitude de seu companheiro publicamente em sua página no X (antigo Twitter).

Tudo parecia indicar que uma grande crise interna aconteceria no vestiário londrino. No entanto, o meia argentino pediu desculpas pelo seu comportamento, e tudo pareceu ficar bem.

Fofana, outrora crítico da atitude de Fernández, defendeu seu companheiro de equipe, afirmando que o argentino não era racista.

Além disso, o Chelsea também não puniu o jogador, dando a entender que o assunto havia se encerrado definitivamente.

Federação Francesa prestou queixa contra Enzo Fernández

Após a divulgação do vídeo polêmico envolvendo Enzo Fernández, a Federação Francesa de futebol prestou uma queixa formal contra o jogador junto a Fifa. 

Sendo assim, a entidade máxima do futebol mundial iniciou uma investigação sobre a ação dos jogadores da Argentina pós-título da Copa América.

Se condenado, Enzo Fernández pode ser suspenso. No entanto, não há prazo definido para a conclusão das investigações.

Caso nenhuma novidade aconteça nos próximos dias, Fernández estará disponível para a estreia do Chelsea na Premier League, no próximo dia 19, diante do Manchester City.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo