InglaterraPremier League

Em dia de Sunderland x Newcastle, sinta a tensão que domina o clássico

Newcastle e Sunderland fazem um dos clássicos mais explosivos da Premier League. Para trazer à realidade brasileira, dá para comparar um pouco com o que acontece no Gre-Nal: são dois clubes tradicionalíssimos, de torcidas fanáticas, dominantes na região e em um pedaço do país de cultura muito característica. Por isso mesmo, o Dérbi de Tyne-Wear costuma ser um evento à parte no calendário dos clubes. Que se repete pela 153ª vez neste domingo, em duelo marcado para o Stadium of Light.

NO ÚLTIMO CLÁSSICO: Sunderland amplia freguesia do Newcastle com gol aos 44 do segundo tempo

O clássico foi disputado pela primeira vez em 1883. Uma época na qual os clubes do nordeste da Inglaterra eram potências nacionais, o que se manteve até o início do Século XX. Se Magpies e Black Cats não disputam mais títulos regularmente na atualidade, o valor de se vencer o dérbi aumenta demais. O que esquenta os ânimos das torcidas, relembrando até os tempos nos quais o hooliganismo era cotidiano nos estádios da Inglaterra.

Abaixo, o curta-metragem Twelfth Man contextualiza muito bem o clima antes do dérbi. O filme de 2014, dirigido por Duane Hopkins, mostra cenas do duelo em St. James Park na última temporada. A tensão no ar é evidente.

Vimeo.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo