Ederson se impressiona com promessa brasileira e crava: ‘Será um dos melhores do mundo’
Goleiro da seleção brasileira vê compatriota com extremo potencial e mentalidade forte

Na pior temporada da era Pep Guardiola, iniciada em 2016, o Manchester City só tem a Copa da Inglaterra e o Super Mundial de Clubes como opções de título. A equipe, muito vulnerável e pouco criativa, ganhou um fôlego a mais em 2025 pelos reforços na janela de transferências de janeiro, incluindo um brasileiro que impressiona o compatriota Ederson.
Vitor Reis, cria do Palmeiras, chegou aos Citizens por 35 milhões de euros em janeiro (cerca de R$ 219 milhões à época), a maior venda de um zagueiro na história do futebol brasileiro, mesmo com apenas 19 anos.
O jovem, que só soma dois jogos e 135 minutos em campo, ainda está na fase de adaptação, mas consegue empolgar os colegas, como o goleiro titular, que rasgou elogios ao colega em entrevista à emissora “ESPN”.
— O Vitor tem um talento muito grande, com um futuro muito promissor. Conversamos todo dia, estamos sempre juntos, eu, ele, o Savinho e o Matheus Nunes. Ele é muito promissor. É difícil colocar um zagueiro de 19 anos direto na Premier League, especialmente no City. Mas ele já teve alguns jogos e se saiu muito bem. Eu o vejo como o grande futuro da zaga do City — disse o arqueiro do City.
Além do talento, Ederson enxerga em Vitor uma vontade constante de evoluir. Com essa mentalidade, o goleiro crava que, se continuar, ele se tornará no futuro um dos maiores da posição.
— Ele é um jogador que ouve muito, que busca evoluir, tanto no treino, na academia, quanto nas aulas de inglês que ele está fazendo. Se ele continuar com essa mentalidade, esse desejo de evoluir, com certeza será um dos melhores zagueiros do mundo no futuro — finalizou.
Vitor Reis se firmou rapidamente no Palmeiras e ainda espera mais minutos no Manchester City

Para resolver uma urgência na zaga do Palmeiras no ano passado, Vitor Reis estreou no profissional contra o Fortaleza, em junho, e na partida seguinte já fazia seu primeiro jogo como titular frente ao Corinthians e marcou um dos gols da vitória por 2 a 0.
A personalidade, cravando sobre o maior rival logo de cara, ficou destacada pelo restante de 2024, com o zagueiro sendo um dos melhores jogadores do time que terminou como vice-campeão do Campeonato Brasileiro. O jovem, além da qualidade na saída de bola, velocidade e capacidade defensiva, ainda marcou mais um gol, decisivo para a vitória mínima sobre o Flamengo pela volta da Copa do Brasil — o Alviverde, no entanto, foi eliminado.
Esse nível mostrado o fez tornar o zagueiro mais caro do futebol brasileiro e a terceira mais alta do clube paulista, atrás apenas de Endrick e Estêvão.
Vitor Reis estreou pelo Manchester City em 8 de fevereiro, deste ano, quando atuou apenas no primeiro tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Leyron Orient pela quarta rodada da Copa da Inglaterra. Na outra partida, novamente pela FA Cup, dessa vez contra o Plymouth, o zagueiro atuou pelos 90 minutos e fez bom jogo, sendo eleito pelo jornal “Manchester Evening News” um dos melhores em campo.
— Não cometeu muitos erros na defesa, mostrou uma autoridade que desmentia a sua idade e foi uma ameaça nos escanteios — escreveu o periódico à época.
O jogador ainda não atuou pela Premier League, competição que assistiu do banco seis partidas. Ele assinou com o time inglês até o meio de 2029, um exemplo de como faz parte do futuro dos Citizens e terá a paciência para se adaptar a um novo país, língua e contexto.