Inglaterra

Eddie Howe desabafou sobre o absurdo número de lesões do Newcastle na temporada e explicou o que acontece

Howe admite erros cometidos em relação à preparação física do Newcastle, mostra incômodo com acúmulo de lesões e indica 'antídoto' para reverter tal quadro

Apelidado de “novo rico” da Premier League, o Newcastle foi a grande sensação da temporada passada ao alcançar um honroso 4º lugar. No entanto, a pergunta que fica para o torcedor dos Magpies é: porque o clube não consegue nem sequer chegar perto do sucesso de 2022/2023 neste ano? Eddie Howe, técnico da equipe, parece ter uma explicação para isso. E a tese do jovem comandante de 46 anos passa por dois fatores: acúmulo de lesões e má gestão interna com os problemas físicos do plantel.

Neste sábado (10), a partir das 14h30 (horário de Brasília), o Newcastle enfrenta o Nottingham Forest, no City Ground, pela 24ª rodada da Premier League. Na entrevista coletiva concedida na prévia da partida, Eddie Howe abordou diversos temas, entre eles os frequentes desfalques por lesão que os Magpies tem acumulado ao longo da atual temporada. Vale lembrar que o clube chegou a ter 11 jogadores no departamento médico de maneira simultânea.

O técnico inglês exaltou a montagem e força do elenco do Newcastle que, segundo ele, teria totais condições de brigar por todos os títulos em disputa nesta temporada. Em contrapartida, lamentou as diversas lesões acumuladas e a queda vertiginosa da equipe por conta disso. Howe ainda citou “má sorte” para justificar os desfalques frequentes no elenco, mas também fez um mea-culpa e criticou a gestão interna de tal problemática.

– Não é apenas o número de lesões que tivemos, mas o tempo que esses jogadores estiveram afastados. Entramos esta temporada com um plantel construído para fazer frente a todas as exigências que enfrentamos e as competições que disputamos mas, certamente, cometemos erros. Certamente poderíamos fazer as coisas melhor -, disse Eddie Howe, antes de concluir:

– Você pode lidar com uma ou duas (lesões de longa duração), mas já se passaram três ou quatro meses para cinco, seis, sete, oito jogadores. Não houve luz no fim do túnel e então seu time está esticado e você sofre mais lesões. Tem sido uma daquelas temporadas em que você sente que tudo está contra nós (…) É claro que quando você tem o número de lesões que tivemos, algumas delas vieram de muita carga ou talvez nossos programas não sejam bons o suficiente na academia -, desabafou.

Howe cobra melhoria interna na gestão de lesões e nomeia novo fisioterapeuta-chefe

Com objetivo de aliviar o departamento médico e colocar um basta no calvário de lesões que o Newcastle vem sofrendo nesta temporada, Eddie Howe nomeou um novo fisioterapeuta chefe para o plantel dos Magpies. Jonny King, com quem o técnico trabalhou no Bournemouth, deixou o Leicester para substituir Danny Murphy.

Não existe alguém mais incomodado com essa situação do que Howe. Durante a coletiva, o comandante do Newcastle deixou claro o quanto isso tem lhe tirado o sono, porém assegurou que o clube está trabalhando fortemente para reverter tal quadro.

– Os jogadores trabalham muito. Eles não vão apenas para o campo de treino, eles fazem muito trabalho de ginástica, muitas coisas diferentes. Se estamos sentados aqui, não cometemos nenhum erro, acho que estamos sendo tolos. Então, claro, analisamos tudo. Quando digo nós, incluo todos no clube de futebol. Não se trata de um indivíduo ou departamento. Estamos todos juntos nisso e, claro, temos que responder.

– Temos que melhorar o que entregamos aos jogadores. O futebol nunca fica parado. As demandas só estão aumentando fisicamente. A Premier League é uma liga muito mais rápida do que no ano passado. As exigências físicas são maiores. Portanto, suas estratégias e a forma como você trata os jogadores nos bastidores precisam melhorar.

Com 33 pontos conquistados, o Newcastle ocupa apenas a 9ª colocação da Premier League. Em 23 rodadas disputadas, os Magpies venceram 10, empataram três e perderam 10. São 48 gols marcados e 37 sofridos. Na Copa da Inglaterra, a equipe de Eddie Howe eliminou o Fulham recentemente e agora enfrentará o Blackburn Rovers na fase de oitavas de final.

Quem está fora do jogo contra o Forest?

  • Anthony Gordon – lesão no tornozelo
  • Alexander Isak – lesão na virilha
  • Jamaal Lascelles – lesão no gémeo
  • Nick Pope – lesão no ombro
  • Joe Willock – lesão no tendão de Aquiles
  • Matt Targett – lesão na coxa
  • Joelinton – lesão na virilha
  • Elliot Anderson – lesão nas costas

Próximos jogos do Newcastle

  • Nottingham Forest x Newcastle – Premier League – 10/02
  • Newcastle x Bournemouth – Premier League – 17/02
  • Arsenal x Newcastle – Premier League – 24/02
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo