Fora dos planos da Juve, Douglas Luiz cria ‘guerra fria’ entre rivais da Premier League
Contratado no início da temporada, Douglas Luiz não engrenou na Juventus e pode retornar à Premier League em janeiro
Contratado no início da temporada, Douglas Luiz ainda não conseguiu apresentar bom futebol na Juventus. Fora dos planos da Velha Senhora, o volante brasileiro criou uma ‘guerra fria' entre dois rivais da Premier League.
Segundo o jornal italiano Gazzetta dello Sport, Manchester City e Manchester United disputam a contratação do jogador de 26 anos. Recentemente, o próprio Aston Villa, ex-clube do brasileiro, sinalizou a favor de seu retorno.
Diante desse cenário, um dirigente da Juventus viajou para Inglaterra já pensando na reabertura da janela de transferências, em janeiro.
O diretor da Juve, Cristiano Giuntoli, foi para Manchester para tratar sobre o futuro de Douglas Luiz e Nicolò Fagioli — meia que também é alvo dos ingleses e está na lista de negociáveis dos italianos.
A Juventus espera receber propostas pelos meio-campistas visando vender um deles. Como Bremer sofreu uma grave lesão no joelho no início de outubro, os Bianconeri procuram por um zagueiro no mercado para a sequência da temporada.
O volante é um ativo valioso dos italianos, que entendem que a prioridade é reforçar o sistema defensivo. Apesar das grandes expectativas, o brasileiro não tem apresentado bom futebol e pode retornar à Premier League.
Por que Juventus quer se desfazer de Douglas Luiz?
Em junho, o Aston Villa se viu obrigado a vender Douglas Luiz para evitar possíveis punições por quebra do fair play financeiro da Premier League. Vários interessados apareceram no mercado, mas o volante brasileiro foi para a Juventus.
À época, a Velha Senhora aproveitou a oportunidade de mercado e ganhou um desconto para fechar negócio. A Juventus pagou 28 milhões de euros (cerca de R$ 168 milhões) aos Villans e cedeu dois jogadores.
O atacante inglês Samuel Iling-Junior, de 20 anos, e o meia argentino Enzo Barrenechea, de 23 anos, se mudaram em definitivo para o Aston Villa. Ambos os atletas não tinham espaço na Juve.
A esperança era que Douglas Luiz se tornasse uma das referências técnicas de Thiago Motta, que assumiu como treinador no início de 2024/25 após um trabalho brilhante no Bologna. Entretanto, o volante não convenceu até aqui.
Douglas Luiz pela Juventus na temporada
- Jogos: 9
- Gols: 0
- Assistências: 0
- Minutos em campo: 312 — média de 34 por partida
Ainda segundo a Gazzetta dello Sport, um conjunto de fatores fizeram o brasileiro amargar o banco de reservas. O primeiro deles é a falta de confiança de Thiago Motta em Douglas Luiz, que não brilha nos treinamentos.
O volante de 26 anos também não se encaixou à filosofia de jogo do técnico ítalo-brasileiro. Douglas Luiz foi considerado muito lento para a estratégia proposta por Thiago Motta, que é adepto da intensidade.
Por fim, os problemas físicos também pesam contra o brasileiro. No final de outubro, Douglas Luiz sofreu uma lesão muscular durante o aquecimento de uma partida da Champions League. Desde então, ele não deu sinais de recuperação.
Manchester pode ser um recomeço
Em baixa na Itália, Manchester pode ser um recomeço para Douglas Luiz, que chegou à Seleção Brasileira graças ao protagonismo no Aston Villa. Revelado pelo Vasco, o volante foi comprado pelos Citizens em 2017.
Contudo, o brasileiro nunca atuou pelo Manchester City, tanto que passou duas temporadas emprestado ao Girona — que faz parte do mesmo conglomerado de clubes. Em 2019, os Villans acertaram a contratação de Douglas Luiz junto aos Citizens por 15 milhões de libras (em torno de R$ 70 milhões à época).
Por conhecer a Premier League de longa data, o volante brasileiro pode ser um grande reforço para o Manchester City ou Manchester United. Resta saber se algum dos rivais irá convencer a Juventus com uma boa oferta.