Inglaterra

Donos do Chicago Cubs desistem da compra do Chelsea; restam três propostas na disputa

Família Ricketts se retira da disputa pela compra do Chelsea; consórcio liderado pelos donos do Chicago Cubs era uma das quatro propostas finalistas

A família Ricketts, dona do Chicago Cubs, anunciou que desistiu da compra do Chelsea citando “certas questões” e a “dinâmica incomum” do processo. Restam outras três propostas que estão sendo analisadas. Houve protestos de torcedores do Chelsea contra os Ricketts como donos, acusados de islamofobia – e os donos dos Cubs foram defendidos por um líder islâmico de Chicago, rechaçando as acusações.

A acusação se refere a um episódio de 2019, quando a Splinter News publicou e-mails vazados da família Ricketts, que mostrava o patriarca, Joe Ricketts, que escreveu que “o Islã é um culto, não uma religião” e que um;ulmanos eram “seu inimigo”. Ele se desculpou das declarações três anos atrás. A família divulgou um comunicado que rejeita qualquer forma de ódio “nos termos mais fortes”. Segundo o Athletic, não foi essa a razão da desistência.

Os Ricketts tinham se unido ao empresário americano Ken Griffin e a Dan Gilbert e a sua proposta era uma das quatro finalistas ainda na disputa para comprar o Chelsea de Roman Abramovich, sancionado pelo governo britânico. O grupo tinha intenção de adicionar Karan Bilimoria, um torcedor do Chelsea e fundador da Coibra Beer, à sua diretoria.

“O grupo Ricketts-Griffin-Gilbert decidiu, depois de consideração cuidadosa, não enviar uma proposta final pelo Chelse”, diz comunicado divulgado nesta sexta-feira. “No processo de finalização da proposta, se tornou cada vez mais claro que certas questões não poderiam ser resolvidas, dada a dinâmica incomum em torno do processo de venda. Temos uma grande admiração pelo Chelsea e seus torcedores e desejamos bem aos novos donos”.

As propostas lideradas por Martin Broughton (ex-presidente da Liverpool e British Airways), Todd Boehly (um dos donos do Los Angeles Dodgers)e Stephen Pagliucca (um dos donos do Boston Celtics e da Atalanta) ainda estão na disputa. As propostas finais deveriam ser enviadas até esta quinta-feira, dia 14. Na próxima semana uma proposta preferida deve ser escolhida.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo