Inglaterra

Depois de Mourinho, é a vez de Guardiola criticar a existência da Copa da Liga

A Copa da Liga é uma das competições mais polêmicas na Inglaterra. Segunda copa em importância no país, atrás da Copa da Inglaterra, o torneio é quase sempre colocado de lado pelos grandes clubes. É frequente alvo de críticas porque preenche muito o calendário dos clubes – o que era justamente a ideia quando ela foi criada, curiosamente. Atualmente, muitos consideram um estorvo. Algo muito parecido com o estadual para os times brasileiros: enche o calendário e o título não significa muito. Mas perdê-lo acaba atrapalhando.

LEIA TAMBÉM: Apenas Arsenal e City correram riscos em dia de vitória dos grandes na Copa da Liga Inglesa

“O prêmio é bom quando você ganha mais um, mas você desperdiça muita energia”, afirmou Guardiola. O time do catalão venceu o West Brom por 2 a 1 na quarta, joga contra o Crystal Palace no sábado e depois viaja para a Ucrânia, onde enfrenta o Shakhtar Donetsk na terça-feira.

“Você não pode imaginar ir jogar conta um time de Tony Pulis em West Brom, jogar 90 minutos lá naquelas condições e depois três ou quatro horas – ônibus, volta, três dias depois o Crystal Palace, três dias depois o Shakhtar Donetsk, três ou quatro dias depois Stamford Bridge”, disse o técnico.

“Para os técnicos, é muita energia desperdiçada, mas nós sabíamos disso antes, então não é uma reclamação nesses termos. Se temos que jogar, temos que jogar”, afirmou ainda Guardiola.

Não só Guardiola reclamou. José Mourinho, do Manchester United, foi outro a criticar, e de forma bem mais dura. “Se você me perguntar se o futebol inglês pode sobreviver ou ser melhor sem essa competição? Talvez. Talvez nós estaríamos mais descansados para as copetições europeias”, analisou o técnico português.

Guardiola criticou algo que nós bem sabemos com os estaduais no Brasil. “Se você tem que jogar a competição, tem que jogar a competição, mas é um título que quando você ganha é ok, mas depois disso as pessoas não dão muito crédito”, afirmou.

Criada como um prêmio de consolação para quem já estivesse eliminado da Copa da Inglaterra, a Copa da Liga se tornou uma competição a mais para os clubes em uma liga com calendário dos mais congestionados. Os ingleses são os que mais jogam entre as grandes ligas do continente europeu.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo