Inglaterra

Denúncia de racismo paralisa jogo na segunda divisão da Inglaterra

Auxiliar denunciou comentários racistas e o Porstmouth, dono da casa, agora pede ajuda para identificar os responsáveis

Uma denúncia de ofensa racista paralisou a partida entre Portsmouth e Oxford United, neste sábado (5), em Fratton Park, pela Championship, segunda divisão inglesa.

As ofensas teriam partido das arquibancadas do Fratton Park, casa do Portsmouth, e teriam sido direcionadas ao árbitro assistente Bhupinder Singh Gill.

Singh Gill alertou o árbitro da partida, Lewis Smith, aos 32 minutos do segundo tempo.

Smith, por sua vez, pausou a partida, relatou os comentários ao quarto árbitro e um anúncio foi feito no estádio para alertar os presentes sobre o ocorrido.

“Um comentário discriminatório foi feito ao bandeirinha”, afirmou Lewis.

O técnico do Oxford, Des Buckingham, disse após o jogo que deixaria para os árbitros revolverem o incidente. “Não cabe a mim dizer. Houve comentários que o árbitro achou que precisava relatar, mas deixarei que os árbitros resolvam”.

Sheffield Wednesday FC v West Bromwich Albion FC Assistant Referee Bhupinder Singh Gill during the Sheffield Wednesday F
Bhupinder Singh Gill, árbitro que diz ter sido vítima de racismo na Inglaterra (Foto: IMAGO / Every Second Media)

Portsmouth e política vão investigar a denúncia de racismo

Como o incidente aconteceu na casa do Portsmouth, o clube está em busca de informações. Em um comunicado, o time inglês disse que qualquer pessoa que tenha cometido abusos racistas receberá uma suspensão significativa dos jogos no estádio.

“O futebol é para todos e o racismo não tem lugar na sociedade. Todos temos um papel a desempenhar na erradicação desse comportamento e na garantia de que qualquer tipo de discriminação não seja bem-vinda em Fratton Park”.

O técnico do Portsmouth, John Mousinho, disse à BBC após a partida que pediu desculpas ao assistente se algo foi realmente dito e que o assunto será tratado da melhor forma.

“Pedi desculpas ao bandeirinha depois do jogo se alguma coisa foi dita, e sei que isso será tratado de forma adequada. Todos aqui certamente serão fortes em condenar isso”, contou.

Técnico John Mousinho, do Portsmouth. (Foto: Imago)

A Polícia de Hampshire disse que recebeu uma denúncia de abuso racial dirigida ao assistente do árbitro e estava investigando o assunto. O árbitro Lewis Smith disse ao mandante do jogo que relatará o ocorrido à FA.

Qualquer pessoa com informações é aconselhada a enviar um e-mail confidencial ao Portsmouth FC ou entrar em contato com a polícia.

O Oxford United também se pronunciou, dizendo condenar veementemente qualquer forma de linguagem ou abuso racista nos campos de futebol.

Leia o comunicado do Portsmouth na íntegra:

A partida foi interrompida aos 77 minutos depois que o comentário foi direcionado a um dos assistentes do árbitro vindo do Bloco E ou F do North Lower. O clube se reuniu com os árbitros após o jogo para discutir o incidente e iniciou uma investigação imediata, incluindo uma revisão das imagens de CCTV na área. O árbitro confirmou que o incidente será relatado à FA.

Qualquer pessoa com informações sobre este incidente deve enviar um e-mail confidencial ao clube para [email protected] com quaisquer detalhes relevantes que possam nos ajudar em nossa investigação. Os torcedores também podem ligar para a Polícia de Hampshire no número 101, citando o número de referência do crime ‘44240432868’.

O futebol é para todos e o racismo não tem lugar na sociedade. Todos temos um papel a desempenhar na erradicação desse comportamento e na garantia de que qualquer tipo de discriminação não seja bem-vinda em Fratton Park.

Qualquer indivíduo que tenha feito qualquer comentário racista ou homofóbico – ou qualquer discriminação – receberá uma proibição significativa de assistir aos jogos em Fratton Park.

Foto de Gabriella Telles

Gabriella TellesRedatora de esportes

Gabriella Telles é jornalista formada pela UFRJ, faz pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing. Já trabalhou na TNT Sports na cobertura da Rio 2016, futebol internacional e eSports. Nascida e criada no subúrbio do Rio de Janeiro.
Botão Voltar ao topo