Por que árbitro usou cartão vermelho circular para expulsar João Gomes em Brentford x Wolverhampton
Polêmica que ganhou as redes sociais após expulsão de João Gomes tem duas prováveis explicações

Um novo formato de cartão vermelho está dando o que falar. Aos 8 minutos do empate por 1 a 1 entre Brentford e Wolverhampton, pela Copa da Inglaterra, o árbitro Tony Harrington expulsou João Gomes por uma entrada dura em Christian Norgaard. No entanto, o que mais chamou a atenção no momento da expulsão foi o formato redondo do cartão vermelho.
A polêmica rapidamente ganhou as redes sociais, e os internautas questionaram o formato do cartão. No entanto, essa não é a primeira vez em que isso acontece no futebol. Há cerca de um ano, em janeiro da temporada passada, na mesma Copa da Inglaterra, um cartão igual foi usado no confronto Wrexham x Sheffield United. À época, o árbitro Dean Whitestone mostrou um cartão circular para Daniel Jebbison em sua expulsão.
Além dele, o árbitro Uriah Rennie, o primeiro homem negro a apitar uma partida da Premier League, em 1997, costumava usar os cartões circulares para facilitar sua identificação.
Wolves are down to 10, as João Gomes is shown red ♦️#EmiratesFACup pic.twitter.com/eyashTKPKH
— Emirates FA Cup (@EmiratesFACup) January 5, 2024
Qual é a explicação para o uso do cartão vermelho circular?
Segundo o portal inglês SportBible, a explicação para o uso desses cartões redondos ou ovais é para ajudar os jogadores de futebol que têm daltonismo. O daltonismo é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, na maioria das vezes ela se manifesta pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho.
Desta forma, mesmo que o jogador sofra de algum problema visual, ele entende claramente que o cartão amarelo é o retangular e o redondo é o vermelho.
Uma outra explicação apontada pelo site britânico é que o formato do cartão pode ajudar os próprios árbitros a não confundirem os instrumentos de advertência e evitar constrangimentos durante o jogo.
Um usuário da rede social Reddit contou que um árbitro de rúgbi explicou a motivação
– Uma vez ele quis dar um cartão amarelo a alguém, mas recebeu um cartão vermelho por engano, então mudou seu cartão vermelho para um círculo para não cometer o mesmo erro de novo – escreveu em uma publicação deste ano.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Thomas Delaney admitiu ser daltônico
O meia Thomas Delaney, emprestado ao Anderlecht pelo Sevilla, é um dos poucos jogadores que admitiu público ser portador de daltonismo. Delaney confirmou sua condição para apoiar um torcedor que teve problemas para distinguir as camisas no amistoso entre Dinamarca e México, com vitória dinamarquesa por 2 a 0, no dia 9 de junho de 2018.
– É difícil descrever. É como ver tons diferentes da mesma cor. Costumamos jogar com calças diferentes, mas desta vez (disse o jogador ao citar a partida Dinamarca x México) ambas eram brancas, o que tornou tudo ainda mais complicado – disse.
– O que fiz foi apenas prestar atenção nos rostos, mas tive que fazer isso muito rápido para não perder a bola. Quando as pessoas estão próximas você consegue distingui-las bem, mas quando o ritmo é alto e elas estão mais distantes é um pouco difícil – completou o Delaney dias antes do início da Copa do Mundo da Rússia, em 2018, em entrevista à emissora de rádio dinamarquesa DR P3.