Copa da Inglaterra

Se o Newcastle quer ser grande, a Copa da Inglaterra é um começo — hoje, contra o outro Bellingham

Newcastle faz sua estreia na Copa da Inglaterra contra o Sunderland e focando em seu primeiro título na era 'novo rico'

Desde que foi comprado pelo Fundo de Investimentos Públicos da Arábia Saudita, o Newcastle tem focado naquilo que todo time novo-rico foca: ser grande em seu país. Sim, os Magpies têm uma história gigantesca, mas convenhamos que nos últimos anos acabaram se apequenando e, até serem comprados, eram uma equipe que ficava sempre na parte de baixo da Premier League, muitas vezes flertando com o rebaixamento (e consumando isso em alguns momentos). Pois bem, agora a história é bem diferente.

Dono de uma das maiores fortunas do mundo do futebol, o Newcastle até começou bem seu projeto e, por exemplo, se classificou à edição Champions League da atual temporada, competição que, no entanto, abandonou ficando na lanterninha de seu grupo, o que rendeu o fim do sonho europeu em todas as frentes, já que apenas os terceiros colocados de cada chave vão para a Liga Europa. Na Premier League a situação também não está das melhores, já que a posição atual no meio da tabela não permite sonhar com título e torna uma nova vaga na principal competição da Europa um desejo muito, mas muito distante. Bem, então temos a Copa da Inglaterra.

Copa da Inglaterra é uma ótima chance para o Newcastle começar seu projeto de grandeza

Ser campeão é o básico para qualquer time que quer figurar entre os maiores de seu país. Bem, a Premier League é extremamente disputada, então não há problema nenhum para o Newcastle em começar com um pouco mais de humildade. Poderia ser pela Copa da Liga Inglesa, mas o time de Eddie Howe foi eliminado nas quartas de final pelo Chelsea no mês passado e deu adeus a essa chance. Sobrou mesmo a famosa FA Cup, um peixe maior e mais suculento, é verdade, mas que é também mais difícil de ser conquistado.

Diante do Sunderland, neste sábado (6), o Newcastle inicia sua trajetória com todos os titulares que tem à disposição em campo. Quem estiver saudável vai jogar e isso mostra não só uma política de Eddie Howe como dá o tom de que, mesmo contra um adversário da segunda divisão, os Magpies entrarão com foco total na Copa da Inglaterra. Ser campeão é um passo importante, que o Newcastle quer dar e que, neste caso, ainda valeria vaga na Liga Europa da temporada que vem.

Pela frente, Bellingham — mas o outro

E do outro lado do campo estará um jovem time do Sunderland, um dos mais tradicionais da Inglaterra e que, mesmo sem investidores bilionários, tenta aos poucos retomar sua grandeza. Será o primeiro jogo entre as equipes desde 2016, quando se encontraram pela Premier League, e o retrospecto recente é positivo para o Sunderland, que não perde para o Newcastle há quatro jogos.

E para tentar seguir em frente na competição, pela qual também está estreando, o Sunderland contará com Jobe Bellingham, hoje com apenas 17 anos mas já um dos principais nomes da campanha do time, atualmente o sexto colocado na segunda divisão da Inglaterra, posição que rende ida aos playoffs para disputar uma vaga de acesso. Ele é irmão de Jude Bellingham, um dos melhores do mundo e atualmente no Real Madrid, e também é visto como grande promessa do futebol inglês. Hoje, diante do Newcastle, tem a chance de mostrar seu cartão de visitas ao mundo.

Botão Voltar ao topo