Jogadores do Burnley se recusam a cumprimentar rival acusado de racismo contra ex-United
Clarets enfrentaram o Preston North End pela Copa da Inglaterra, e atletas não esqueceram de suposto abuso racial no jogo anterior entre eles

A partida entre Preston North End e Burnley pela Copa da Inglaterra nem tinha começado neste sábado (1º) e já rendia assunto na mídia inglesa. No tradicional momento de cumprimentos entre os jogadores, chamou atenção como todo time dos Clarets se recusou a apertar a mão de Milutin Osmajic, do Preston.
A razão para o “vácuo” com o adversário foi porque ele é acusado de ter cometido racismo contra Hannibal Mejbri, ex-Manchester United e desde 2024 no Burnley, no empate por 0 a 0 entre as equipes em 15 de fevereiro pela Championship, a segunda divisão inglesa.
https://x.com/StreetFo0t/status/1895963488654180675
Na ocasião, os jogadores estavam discutindo e quando o tunisiano virou as costas, Osmajic teria dito algo racista. O jogo ficou paralisado por vários minutos e o árbitro foi informado do suposto abuso.
— Não vou ficar em silêncio sobre o que aconteceu. Sempre vou denunciar o racismo quando ouvir ou ver. Essa é a única maneira de mudarmos como esporte e sociedade. Sou uma pessoa forte, mas ninguém deveria ter que passar por esse abuso repugnante em campo — escreveu Hannibal nas redes sociais após o episódio.
— Hannibal está machucado. Acho que todos puderam ver isso na época, ele é um jogador emotivo e ele estava visivelmente muito estressado com o que foi dito. Não quero entrar em detalhes reais do que foi dito, tenho certeza de que isso sairá no devido tempo. Hannibal relatou e está realmente muito arrasado, então veremos o que acontece nos próximos dias — defendeu, à época, o técnico do Burnley, Scott Parker.
O atacante de Montenegro negou completamente a acusação.
— Milutin Osmajic refutou veementemente as alegações de um comentário feito a Hannibal Mejbri em uma reunião pós-jogo com os árbitros da partida — disse o Preston, em comunicado na sequência ao empate de fevereiro.
https://x.com/beinsports_FR/status/1891566280076874113
Hannibal foi poupado para o jogo deste sábado
Para defender o tunisiano, Parker optou por nem relacionar o meia de 22 anos, titular nas últimas cinco partidas dos Clarets e que estava em condições de jogo.
— Foi uma decisão difícil e chegamos aqui um pouco enfraquecidos hoje porque Hannibal é um membro de vital importância para este time, e senti que foi a melhor decisão para Hannibal. Eu não gostaria de colocá-lo em uma situação como essa, então tomamos a decisão pelo melhor para Hannibal. É por isso que ele não está no time do dia da partida — justificou, garantido que foi uma escolha sua, não do jogador.
— Foi principalmente uma decisão minha. Hannibal foi selecionado hoje, mas ele é um garoto que passou por algo aqui há apenas algumas semanas e eu tomei a decisão de mantê-lo fora daqui e temos outro jogo na terça-feira — completou.
O técnico do Burnley ainda afirmou que a decisão de não cumprimentar Osmajic partiu dos jogadores, mas ele apoiou.

A acusação de preconceito ainda está sendo investigada pela Federação Inglesa (FA, na sigla em inglês). Caso seja punido, Osmajic pode pegar, no mínimo, seis jogos de suspensão.
— [A investigação] Provavelmente está demorando um pouco. É uma alegação séria com muita investigação que precisa continuar — disse Parker.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Osmajic marcou um dos gols da vitória do Preston
Após ter enfrentado a rejeição dos rivais do Burnely, Osmajic conseguiu fazer a diferença para o seu time no jogo deste sábado pela FA Cup. Ele marcou o segundo gol da vitória por 3 a 0, ajudando na classificação do time na quinta rodada da competição.
Na comemoração, o montenegrino colocou as mãos no ouvido como provocação.
Antes do jogo, o atacante conversou com o técnico Paul Heckingbottom e pediu para jogar, apesar de saber que provavelmente enfrentaria alguns problemas com o adversário.
— Se ele não estivesse disposto [teria ficado de fora]. Ele estava bem – ele queria se envolver. Nós discutimos coisas possíveis que poderiam acontecer — explicou o comandante dos Whites.
Para amenizar o clima tenso entre as equipes, naturalmente quente por serem rivais da região de Lancashire, eles não se enfrentam mais nesta temporada pela Championship.
Na disputa da segunda divisão inglesa, o Burnley está em terceiro, na luta pelo acesso à Premier League, enquanto o Preston é apenas o 13º, sem pretensões na competição.